Exclus�o e inclus�o

No mundo contempor�neo, n�o s�o as tecnologias que excluem, mas a aus�ncia de alguns atributos inerentes � nossa humanidade e �tica, essenciais para a constru��o de uma sociedade mais justa e inclusiva

Por Eug�nio Cunha Professor e jornalista

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Fala-se atualmente acerca da exclus�o trazida pelas tecnologias digitais de comunica��o. De fato, por causa das desigualdades econ�micas, os avan�os tecnol�gicos sempre provocaram essa situa��o. Tem sido assim desde a impress�o por tipos m�veis de Johannes Gutenberg, quando apenas os letrados tinham acesso ao livro. O mesmo aconteceu com a TV, e agora ocorre com as m�dias digitais.

Um estudo encomendado pela Internet.org mostra que o Brasil � um dos dez pa�ses com maior n�mero de pessoas desconectadas. S�o 70,5 milh�es de brasileiros exclu�dos da web, sem acesso � internet, seja por meio de banda larga fixa ou m�vel.

Por outro lado, � preciso lembrar que milhares seriam exclu�dos da vida social (fato mais grave) se n�o fosse o suporte das m�dias digitais. Quando eu participava de um evento educacional numa universidade p�blica, ouvi o relato de um professor que ficara cego por conta de um acidente que sofrera. Ele dizia que a sua maior dificuldade de readapta��o ao mundo social, principalmente relacionada ao seu trabalho, n�o era tanto as quest�es ligadas � comunica��o visual, como alguns poderiam pensar. Por meio de aplicativos, ele lia livros e mensagens nas redes sociais, identificando at� gestos, cores e aspectos subjetivos ligados � percep��o visual.

Segundo ele, o que mais lhe trazia empecilhos era a acessibilidade urbana. Mover-se, ter condi��es de ir e vir. N�o apenas para aquele professor, mas para tantas outras pessoas, as tecnologias foram vitais para promover inclus�o e melhores condi��es de acesso � informa��o, ao conhecimento e ao trabalho.

Pessoas com autismo ou com paralisia cerebral, por exemplo, estabelecem padr�es de comunica��o espec�ficos, utilizando tablets ou smartphones. N�o somente isso, mas elas tamb�m criam alternativas e novas condi��es para o processo de ensino e aprendizagem na escola. Por outro lado, essas novas condi��es representam desafios constantes para as institui��es de ensino e para os educadores. Pensando melhor, os desafios s�o para todos. O desenvolvimento cient�fico trouxe possiblidades para muitos superarem seus limites. No mundo contempor�neo, n�o s�o as tecnologias que excluem, mas a aus�ncia de alguns atributos inerentes � nossa humanidade e �tica, essenciais para a constru��o de uma sociedade mais justa e inclusiva.

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