Chuva volta atingir a cidade nesta sexta-feira

Moradores do Rio enfrentaram ruas alagadas por conta do temporal

Por O Dia

Rua do Catete ficou alagada
Rua do Catete ficou alagada - Centro de Operações

Rio - Após dois dias com temporal, o município voltou a registrar chuva forte nesta sexta-feira. De acordo com o Sistema Alerta Rio, por volta das 18h os locais mais atingidos eram Tijuca/Muda (10, 2 mm), Tijuca (8,0 mm), Grajaú (5,0 mm), São Cristóvão, Grande Méier e Irajá.

Mais cedo, moradores do Rio também sofreram com o temporal. Por volta de meio-dia, diversas ruas registraram alagamentos, como a Estrada da Barra da Tijuca, no Itanhangá, na Zona Oeste do Rio e a Rua do Catete, no Catete, Zona Sul. O Centro de Operações Rio pede para os moradores não forçarem a travessia de carro, ônibus ou a pé em vias com enchentes.

A Infraero informou que, por causa do temporal, o Aeroporto Santos Dumont chegou a ser fechado para pousos e decolagens. Em alguns locais, houve quedas de árvores. Um dos casos foi na Estrada da Gávea Pequena, no Alto da Boa Vista. De acordo com o COR, a via foi interditada ao meio-dia e as equipes da prefeitura foram ao local para tentar liberar a estrada. Com a interdição, os motoristas enfrentaram trânsito lento na região.

Houve também um acidente com um carro na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá. Um trecho da via, no sentido Grajaú, foi fechado por causa da batida. A CET-Rio foi acionada para o local.

Segundo o Alerta Rio, a chuva deve dar uma pausa na madrugada de sábado. O fim de semana será de céu nublado e, no domingo, o sol pode aparece entre nuvens. A temperatura máxima prevista é de 30ºC e a mínima de 17ºC. No entanto, na segunda-feira o tempo volta a ficar instável e com chuva.

O município está em Estágio de Atenção há uma semana, desde quando ocorreu uma tempestade que provocou mortes, alagamentos e deslizamentos em diversos bairros. Na ocasião, a cidade chegou a ficar em Estágio de Crise por causa do forte temporal.

Na Ilha do Governador, em que casas estão sem luz desde o primeiro dilúvio, várias ruas ficaram completamente alagadas na madrugada desta quinta-feira. O mesmo se repetiu, ainda com mais intensidade, na Zona Sul, Centro e no entorno da Barra da Tijuca. 

Sem energia em casa há oito dias, a moradora da Freguesia, na Ilha, Sônia Maria Bahia Barreto, de 66 anos, passou o dia de ontem limpando os cômodos que foram inundados com a última chuva. "Uma árvore caiu em cima de casa no outro temporal e a água entra agora por todos os lados, até pelo ventilador. Estamos desesperados", disse Sônia, que mora com o marido. Segundo ela, a Light voltará nesta sexta-feira para tentar religar a luz.

Em vários bairros da Zona Sul, o retrato era de caos na noite de quarta. Vias como a Voluntários da Pátria, em Botafogo, e a Figueiredo Magalhães, em Copacabana, ficaram tomadas pela água. 

Defesa Civil interdita 17 imóveis após chuvas

A Defesa Civil informou, na tarde desta sexta-feira, que 17 imóveis foram interditados devido às chuvas que caíram sobre cidade, entre 20h de quinta-feira até 6h de hoje. As interdições ocorreram por conta de desabamento de estrutura, imóveis com rachadura e infiltração, deslizamento de barreira ou encosta e rolamento de pedra.

Os bairros com maiores ocorrências foram Freguesia, Penha e Santa Cruz. Segundo o órgão, não houve acionamento das sirenes instaladas em 103 comunidades do município.

 

Galeria de Fotos

Chuva alaga ruas do Centro do Rio Maíra Coelho/ Agência O Dia
Bolsões d'água na Rua do Catete entre as ruas Silveira Martins e Pedro Américo Centro de Operações da Prefeitura
Há trechos da Estrada da Barra da Tijuca com bolsões d'água Centro de Operações
Queda de árvore interditou a Estrada da Gávea Pequena, na altura do n° 957. Equipes da prefeitura foram acionadas Centro de Operações
Equipe da Seconserma atua em bolsão d'água na Avenida Armando Lombardi, na altura da Rua Manuel Brasiliense Centro de Operações
Chuva alaga ruas do Centro do Rio Maíra Coelho/ Agência O Dia
Chuva volta atingir a cidade Daniel Castelo Branco
Rua do Catete ficou alagada Centro de Operações
Alagamento no Campo de São Cristóvão, altura da Rua Bela Divulgação

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro