Ex-delegado da Polícia Civil, Célio Erthau e mais um homem foram presos ontem por extorsão na Zona Oeste do Rio. Os suspeitos foram detidos após a denúncia de um comerciante de que supostos policiais da 34ª DP (Bangu) estavam coagindo trabalhadores do bairro.
Erthau e o outro homem, ainda não identificado, foram encontrados com um carro roubado, além de estarem com uma pistola, um revólver com a numeração raspada, um simulacro de arma de fogo e dois distintivos: um deles de delegado de polícia e outro similar ao de inspetor de polícia, e camisas da Polícia Civil. Também havia uma carga de biscoito supostamente desviada.
Os dois usariam o veículo roubado como viatura para fingir que eram da polícia, e assim, intimidar comerciantes para conseguir dinheiro e bens. Segundo a Polícia Civil, Erthal já foi investigado por participar de falsas blitzes em Niterói. A investigação foi aberta há 11 anos pela então corregedora da Polícia Civil, Ivanete Fernanda de Araújo. Na época, Erthal era lotado na 50ª DP (Itaguaí). O delegado foi indiciado por abuso de autoridade, desacato e prevaricação e também é suspeito de roubo e porte ilegal de arma.