Sine Móvel irá para Baixada e interior em maio

Atendimento itinerante terá diversos serviços, como emissão de carteira de trabalho e seguro-desemprego

Por

Rio - Os moradores do interior do estado e de algumas cidades da Baixada Fluminense, como Nova Iguaçu e Belford Roxo, terão acesso a um posto móvel da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab). O Sine Móvel, como é conhecido, começa a funcionar a partir da segunda quinzena de maio e tem como objetivo facilitar a prestação de serviços relacionados à carteira de trabalho, intermediação de mão de obra e seguro-desemprego, levando às cidades menores o mesmo suporte que o órgão oferece em sua sede.

Os atendimentos serão realizados em uma carreta, um ônibus, duas vans e um caminhão que estão em fase de recuperação. Segundo o secretário de estado de Trabalho e Renda, Milton Rattes, a ação vai ajudar a contornar uma demanda reprimida no estado.

"Com o Sine Móvel, evitamos que ocorra um transtorno de deslocamento já que a população poderá ter o atendimento próximo de sua casa. Outro ponto importante é que estamos em fase final de recuperação dos veículos onde ocorrerão as consultas. Nos últimos anos, eles foram sucateados", explicou o secretário.

Como de costume, as cidades que receberem o Sine Móvel também terão à disposição um centro de captação de vagas. Nele, os moradores poderão procurar oportunidades de emprego antes de emitir a carteira de trabalho.

"Durante os últimos anos, tivemos uma retração muito grande da economia, o que diminuiu o número de postos de trabalho. Agora, começamos a ter sinais de recuperação, e uma prova disso é que cada vez mais gente procura a emissão da Carteira de Trabalho ao mesmo tempo que o número de pessoas beneficiadas pelo Seguro Desemprego diminuiu", constatou o secretário Milton Rattes.12

A Setrab prevê que pelo menos 800 pessoas sejam atendidas a cada semana pelo Sine Móvel. Além disso, o governo tem a expectativa de construir pelo menos mais 10 postos no interior até o final do ano, sendo que um já foi inaugurado em Barra do Piraí, no Sul Fluminense. Em 2017, foram erguidas 12 unidades na cidade do Rio.

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro