Militares patrulham a Tijuca de 8h às 18h

Exército ficará nos entornos da Rua Conde de Bonfim e do Maracanã

Por Bruna Fantti

Após reclamações de moradores pela falta de patrulhamento, soldados circularam ontem nas vias do bairro
Após reclamações de moradores pela falta de patrulhamento, soldados circularam ontem nas vias do bairro -

Após críticas de moradores sobre a ausência de militares nas ruas da Zona Norte, a farda verde-oliva foi vista com mais frequência ontem, nas vias da Tijuca. De acordo com o Gabinete de Intervenção Federal, soldados do Exército já estavam desde a semana passada na Praça Saens Pena e próximo ao Shopping Tijuca, mas não permaneciam o dia todo. Ontem, no entanto, os soldados foram vistos circulando pelas ruas do bairro em patrulhamento das 8h às 18h.

Entre as ruas escolhidas estavam o entorno da Conde de Bonfim e próximo ao Maracanã, áreas com grande número de roubo a pedestres. A escolha das vias que recebem o reforço de militares é baseada no ISPGeo, uma ferramenta de análise criminal. O programa é atualizado duas vezes ao dia. Assim, as polícias podem saber o local da chamada mancha criminal diariamente, ou seja, onde os crimes possuem maior concentração.

Pesquisa conduzida pela Ipso na primeira quinzena de março, divulgada ontem, aponta que a intervenção federal no Rio tem apoio de 75% dos brasileiros. No Sudeste, 72% dos entrevistados são a favor da intervenção, 19% contra e 9% não souberam informar.

A aprovação é maior no Norte, Nordeste (ambas com 83%) e Centro-Oeste (81%). Apenas dois em cada dez entrevistados no Brasil (18%) se posicionaram contra a ação. No Sul, esse número sobe para 33%.

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro