Motoristas dos táxis convencionais, os 'amarelinhos', têm até o dia 18 de dezembro para fazer a aferição anual de taxímetros junto ao Instituto de Pesos e Medidas do Rio de Janeiro (Ipem/RJ), na Rua Padre Manoel de Nóbrega 539, em Piedade.
O agendamento será feito conforme o número final da placa, atendendo ao limite de cinco dias de antecedência para a data da aferição. É preciso acessar o site www.ipem.rj.gov.br, emitir e pagar o Guia de Recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 52,18, e comparecer ao órgão na data escolhida.
Os profissionais terão que levar os seguintes documentos: guia do titular; carteira de habilitação; documentos do veículo; certificado do GNV (no caso de veículo movido por gás veicular); autorização da prefeitura no caso de permuta. Todos os veículos receberão, ao final do processo, o lacre e o selo de "verificação até 2018".
"Quem não puder realizar o serviço na data prevista, deverá comparecer à sede regional mais próxima do órgão levando toda documentação. Vale lembrar também da possibilidade da cobrança de multa de R$ 600", ressaltou Manoel Rampini, presidente do Ipem.