Rio - Para apoiar o acolhimento de refugiados, o reitor do Santuário Cristo Redentor do Corcovado, Padre Omar, fará show especial amanhã, no teatro Oi Casagrande, no Leblon. A renda será revertida para o projeto 'Dó, Ré, Mi Abraça!'. Além do sacerdote, subirão ao palco a bateria da Viradouro, a Casa de Dança Carlinhos de Jesus e convidados. Na sexta, a apresentação será para beneficiados de projetos sociais da Arquidiocese e da Paróquia São José da Lagoa.
Desde outubro, o 'Dó, Ré, Mi Abraça!' promove oficinas musicais a sete refugiados da República Democrática do Congo, Colômbia e Angola. "O objetivo é oferecer uma oportunidade de vislumbrar novos horizontes, através da arte, aos nossos irmãos que chegam ao Rio de Janeiro por motivos diversos, desde guerras ate mesmo a perda da dignidade", explicou padre Omar.
Papa Francisco é uma das inspirações do sacerdote, a quem ele menciona como "líder e entusiasta". Para o padre Omar, o projeto que atende os refugiados está alinhado aos testemunhos dados pelo Papa, uma vez que concentra ações em prol das pessoas em situação de fragilidade.
O show faz parte da turnê que já visitou algumas cidades do Brasil. São 16 faixas gravadas em parceria com grandes nomes do samba, como Jorge Aragão, Xande de Pilares, Molejo e Fundo de Quintal. A expectativa do sacerdote é de casa cheia. "Esperamos a lotação máxima para reverter a renda na expansão do nosso projeto. Queremos aumentar o número de alunos", contou o reitor do Cristo.
Os ingressos estão à venda na Paróquia São José da Lagoa, na Avenida Borges de Medeiros 2.735. Os preços variam de R$ 80 a R$ 120. Na sexta-feira, às 19h30, o show extra, destinado aos participantes de projetos sociais, terá entrada franca.