Limpeza do Rio Acari revela um 'cemitério' de veículos

Polícia aguarda ser notificada pela prefeitura para apurar carcaças de automóveis

Por *Luana Dandara

Desde janeiro, 7 mil toneladas de material foram retiradas do rio
Desde janeiro, 7 mil toneladas de material foram retiradas do rio -

Rio - Em meio ao processo de limpeza do Rio Acari, na Zona Norte, a Comlurb descobriu um 'cemitério' de carcaças de veículos. Desde o início do ano, a Fundação Rio-Águas já retirou mais de 7 mil toneladas de material acumulado na calha do rio, entre eles 12 carros, 20 motos e seis caminhões, além de portas e peças de motor. Ontem, foram divulgadas diversas fotos pelo órgão que mostram o resto dos automóveis.

A região de Acari, formada por 25 bairros, tem a maior incidência de roubo de carros da cidade: apenas neste ano foram 1.849 registros, segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Para o especialista em segurança pública Antonio Royal, as carcaças podem ser fruto de veículos inutilizados jogados no local, ou desmanche de roubo e furto.

"Não se pode partir da premissa de que todos os automóveis são restos inutilizados, cada carcaça pode estar ligada ao crime. A polícia precisa investigar, o problema são os recursos ausentes. Logo, o índice de elucidação dos crimes de roubo de carro são baixos", afirmou Royal.

De acordo com a Polícia Civil, a Comlurb não informou sobre o material encontrado no rio, mas a delegacia da área irá investigar assim que receber oficialmente a informação.

"A investigação para verificar a origem desses veículos não é complicada. O número do chassi pode ser apurado, além de que há outras informações deste número repetidas por várias partes do automóvel", explicou Antonio.

O desassoreamento do Rio Acari começou no início do ano e foi colocado como prioridade pela prefeitura, com o custo total de R$ 1,4 milhões. O objetivo é reduzir o risco de enchentes na região.

*Estagiária sob supervisão de Angélica Fernandes

Galeria de Fotos

Desde janeiro, 7 mil toneladas de material foram retiradas do rio Divulgação
Exército fez blitz na Avenida Brasil, em Irajá. Onze carros foram recuperados e seis barricadas removidas Maíra Coelho / Agência O Dia
Painel 100% digital tem grafismos brancos em fundo preto Divulgação
Modelo terá teto flutuante, em tom diferente da carroceria, e rack no teto divulgação
Oferecido no mercado europeu, vidro das portas dianteiras do tipo basculante foi trocado por modelos comuns divulgação
Número de agências que serão fechadas ainda não está definido Agência Brasil
Jongo da Serrinha é uma das atrações de domingo. Filho de Ivone Lara, André Lara, também fará show DIVULGAÇÃO

Comentários

Últimas de Rio de Janeiro