A atriz Eloísa Mafalda, de 93 anos, morreu na noite de quarta-feira, em sua casa em Petrópolis, na Região Serrana do Rio. Eloísa Mafalda lutava contra problemas respiratórios há anos. O corpo será velado em Jundiaí, São Paulo, sua cidade natal. Ela tinha dois filhos, dois netos e dois bisnetos
Ela teve seu primeiro contato com a arte e a interpretação na Emissores Associadas, onde trabalhava como costureira e auxiliar de escritório. Seu irmão, Oliveira Neto, começou a trabalhar na Tupi-Tamoio e a convenceu a fazer um teste para um rádio-teatro. A veterana estrelou novelas da Rádio Nacional e atuou na TV Paulista. Na TV Globo, entre outros papéis de destaque, participou da primeira versão do seriado 'A Grande Família', em que interpretava a Dona Nenê.
Fez pelo menos outros 40 trabalhos na Rede Globo. Ela participou de novelas como 'Mulheres de Areia', 'Gabriela' e 'Paraíso', além de também atuar no cinema e no teatro. Também viveu as personagens dona Pombinha, em Roque Santeiro (1985), e Gioconda Pontes, em Pedra sobre Pedra (1992). Sua última participação na TV foi na novela 'O Beijo do Vampiro', de 2002.
Pelas redes sociais, o neto Marcello Berro se despediu de forma emocionada. "Foi a primeira mulher que me pegou no colo. Sim! Antes de colocarem no colo da minha mãe, ela pegou da mão da obstetra e disse: 'É meu neto!'.