Educação põe a mesa em Caxias

Projeto de horta comunitária consegue mudar a alimentação de 450 crianças de escola do município

Por O Dia

Horta vertical muda rotina de alunos -

A proposta era captar recursos para pequenas reformas como a pintura de paredes e o apoio técnico para usar espaços verticais para cultivar verduras, legumes e temperos. Mas o projeto 'Um Cantinho Verde Pra Chamar de Nosso' foi muito além. E o que era uma espécie de brincadeira virou ideia de alimentação saudável para 450 alunos da Escola Municipal Dr. Manoel Reis, em Duque de Caxias.

Além de tornar a escola mais aconchegante e viva, o projeto trouxe qualidade de vida e melhoria na alimentação das crianças. Tudo o que é produzido na horta vai parar na mesa e no prato dos alunos. "Estamos inseridos numa comunidade carente e a escola acaba suprindo, além das necessidades de formação, os anseios nutricionais. Nosso objetivo é diminuir o consumo dos alimentos industrializados. Descascar mais, desembalar menos é mais saudável e mais barato do que se imagina", afirma a diretora da escola, Marize Nunes Moreno Godinho. 

O engajamento dos alunos e professores contagiou os pais e a comunidade. Em fevereiro deste ano, antes de montar a horta, eles fizeram um mutirão para pintar as paredes e realizar outros reparos na escola. Após a reforma do pátio, a horta começou a ser montada com a participação das crianças.  

Foram plantadas árvores frutíferas, verduras, legumes e temperos. O conceito da alimentação saudável está sendo trabalhado bem cedo, já aos quatro anos de idade. As professoras, aliás, adaptaram o conto da Chapeuzinho Vermelho. "Em vez de levar uma cesta cheia de doces e guloseimas para vovozinha, no nosso conto moderno a Chapeuzinho leva frutas e bolo feito com casca de banana", conta a professora Alzira Maria Mendes da Silva Dantas. 

LONGE DA EVASÃO ESCOLAR

Outro ponto positivo do 'Cantinho Verde Pra Chamar de Nosso', é a frequência escolar dos alunos. "Eles estão tão envolvidos com o que fazem que hoje não é mais necessário 'laçá-los' para as aulas. Agora são assíduos. Eles foram aderindo aos poucos e ficaram totalmente engajados. Me emociono muito em vê-los colhendo uma produção", revela Mariza Godinho.

O projeto faz parte do programa de sustentabilidade da empresa fabricante de borracha sintética ARLANXEO, instalada no complexo industrial de Duque de Caxias.

Galeria de Fotos

Horta vertical muda rotina de alunos Divulgação
Crianças estão engajadas na busca por alimentação saudável na merenda escolar FOTOS Divulgação

Comentários

Últimas de O Dia na Baixada