Rio - A cidade de Rio das Ostras vai aumentar o número de vagas em creches. Para tanto, a prefeitura se prepara para construir cinco novas unidades. O objetivo é atender mais 1,5 mil crianças de 0 a 6 anos. Os recursos serão provenientes do Proinfância Programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Atualmente com quatro creches públicas, que atendem a 616 crianças, as novas unidades terão duas configurações distintas. As do Tipo 1 serão com 10 salas destinadas exclusivamente aos pequenos estas vão ser construídas no Loteamento Atlântica (Rua Campo de Anchova); Praia Âncora (Rua 59); e no Jardim Campomar (Rua Joao Luiz Lopes Soares).
Já as creches do Tipo 2 têm cinco salas para crianças e vão ser instaladas no Âncora (Rua Peperônia) e na Extensão Serramar (Avenida Serramar). As duas configurações, contudo, vão ser equipadas com salas multiuso, salas de amamentação, de higienização e de professores, fraldário, lactário, cozinha, refeitório, rouparia, lavanderia, vestiário, despensa, playground, banheiros e jardim e horta.
DEMANDA
Segundo o secretário de Educação, Esporte e Lazer de Rio das Ostras, Cezar Santa Ana, a construção das novas unidades vai resolver um dos problemas que mais aflige o Brasil a falta de creches. "Recentemente, durante encontro de secretários de Educação e representantes do Estado do Rio na Câmara Federal, pude perceber o quanto a falta de vagas é um entrave na sociedade. Mas vamos ampliar a oferta", avisa.