Cidades criam programas de incentivo à leitura

Doação de livros para escolas e criação de novas bibliotecas têm como objetivo estimular a formação de público leitor

Por O Dia

Mais três escolas de Petrópolis são contempladas pelo projeto Alegria de Ler
Mais três escolas de Petrópolis são contempladas pelo projeto Alegria de Ler -

Rio - Incentivar o hábito da leitura e, por tabela, garantir a formação de novos leitores. Com tais objetivos, muitas prefeituras das cidades do Estado do Rio têm apostado na criação e desenvolvimento de projetos e campanhas para aumentar o público consumidor de livros.

Em Petrópolis, a Casa da Educação Visconde de Mauá acaba de lançar a campanha 'Guardiões da Literatura'. O programa visa estimular os alunos inscritos no empréstimo de livros da Biblioteca Mauá a ler, pelo menos, vinte obras ao longo do ano.

Para tanto, os estudantes serão estimulados a escrever resenhas sobre cada um dos livros devidamente lidos. Em novembro, aqueles que atingirem a meta receberão certificado e vão concorrer a vários brindes. "Serão premiados os três mais assíduos leitores", avisa Catarina Maul, diretora da Casa da Educação.

Já a cidade de Macaé acaba de firmar parceria com o Ministério da Cultura para receber o projeto 'Estante de Histórias'. O programa, que deverá começar em maio, prevê a doação de 20 estantes, com cem livros cada, para a rede municipal de ensino. A Secretaria de Educação também vai capacitar cerca de 60 profissionais para serem contadores de histórias.

Já a cidade de Mangaratiba se prepara para ganhar duas novas bibliotecas cada uma com mil livros, de gêneros variados. Ambas fazem parte do projeto 'Alegria de Ler', do Instituto Oldemburg, e devem ser inauguradas ainda em 2018. As unidades vão ser instaladas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itacuruçá e da Praia do Saco. "Queremos criar a oportunidade de desenvolvimento de polos culturais nas unidades contempladas, com ações de leitura para todas as faixas etárias", avisa a presidente do instituto, Cristina Oldemburg.

Galeria de Fotos

Petrópolis está com projeto para alunos escreverem resenhas. Em Macaé, colégios da rede estadual vão ganhar estantes de livros Divulgação
Mais três escolas de Petrópolis são contempladas pelo projeto Alegria de Ler Divulgação

Comentários

Últimas de O Dia no Estado