Boa para o batente
Nova Honda CG 160 Cargo tem sistema de frenagem que garante maior seguran�a
Por O Dia
A Honda acaba de lan�ar a vers�o 2018 da CG 160 cargo. Ideal para o uso profissional, o modelo une resist�ncia e baixo custo de manuten��o. A novidade do modelo � a tecnologia de frenagem CBS, que combina o acionamento do freio traseiro ao dianteiro. O modelo tem pre�o sugerido de R$ 8.990.
A seguran�a proporcionada pelo sistema de frenagem combinada ganhou plena aceita��o desde seu lan�amento em modelos de alta performance, e oferece redu��o na dist�ncia de parada.
Como a maioria dos motociclistas usam majoritariamente o freio traseiro, ora por v�cio, ora por medo de queda, a redu��o na dist�ncia de frenagem garantida pelo CBS pode diminuir o n�mero de acidentes.
No sistema, o freio a disco de acionamento hidr�ulico na dianteira atua em conjunto com o sistema mec�nico a tambor da roda traseira para otimizar a frenagem: ao acionar o curso total do pedal de freio traseiro a frenagem � total na traseira e ao mesmo tempo de at� 30% na dianteira. O manete de freio, por sua vez permanece acionando somente o disco dianteiro.
Al�m da tecnologia do sistema, a utilit�ria possui caracter�sticas espec�ficas que a diferenciam das demais baixas cilindradas: o bagageiro com capacidade para at� 20 kg e suspens�es ajustadas para uso profissional.
Motor bicombust�vel
A CG 160 Cargo � equipada com um motor monocilindro bicombust�vel FlexOne de quatro tempos, de 162,7 cc, que garante 15,1 cv (etanol) e 14,9 cv gasolina). O propulsor � alimentado pelo sistema de inje��o eletr�nica PGM-FI, dotado de comando de v�lvula no cabe�ote (OHC - Over Head Camshaft) e balancins roletados. O torque m�ximo � de 1,54 kgf.m (etanol) e 1,40 kgf.m (gasolina) a 6.000 rpm.