Crianças homenageiam animais do imaginário amazônico
Bloco da Bicharada faz parte da centenária tradição do Carnaval de Cametá, no Pará
Por MARIA INEZ MAGALHÃES
E pulou hoje na linha do tempo do meu Facebook um post do meu querido amigo fotógrafo de Belém (PA) Raimundo Paccó com imagens de crianças fantasiadas de bichos. Quando vi as fotos cliquei logo na publicação e fiquei encantada com o que vi e li. Tratei de rápido conversar com ele que, prontamente, me autorizou a publicar as imagens dele aqui e me contou sobre o Carnaval em Cametá, distante quase 700 quilômetros da capital paraense.
As imagens mostram crianças da comunidade de Juaba, na vila de Cametá, se preparando para o Bloco da Bicharada onde homenagearam os animais do imaginário amazônico: arara, boto, cobra jacaré e outros. Muito fofo! O desfile foi pelas ruas da vila. Como é bom ver nossa cultura e a nossa natureza preservadas! E mais que isso porque essa festa vai muito além da diversão: ela mostra o respeito às tradições, aos animais, à floresta e alerta para o cuidado que devemos ter com nosso planeta. E isso tudo cultivado desde pequeno! Tão simples e tão significativo. Imagino daqui, a milhares de quilômetros de distância, como deve ter sido lindo esse Carnaval.
E nessa folia vale destacar também o 'Carnaval das Águas' quando os moradores ribeirinhos reúnem seus cordões de mascarados e blocos em pequenas embarcações rumo à sede da cidade dançando ritmos tradicionais, como o samba de cacete e o mangonguê.
A festa é uma tradição centenária que acontece nessa época do ano pelos rios da Amazônia. É também uma das manifestações culturais mais bonitas da região.
Coisa linda de ser ver! Parabéns e obrigada, Paccó, por nos proporcionar essa lindeza e trazer para nós um Brasil tão lindo que muitos, infelizmente, ainda desconhecem! Mas fica, aqui, a dica.