Paraíso do Tuiuti é a grande vencedora do Tamborim de Ouro de 2018

Escola sensação do desfile do Grupo Especial conquistou a maioria de votos dos leitores e dos jurados em três quesitos: Escola de Ouro, Comissão Sensação e Samba do Ano

Por Marina Cardoso

No último carro, um componente viveu um 'presidente vampiro'
No último carro, um componente viveu um 'presidente vampiro' - AFP

Rio - Depois de levantar a Sapucaí com o desfile cheio de críticas ao governo federal, à Reforma Trabalhista e à escravidão, que repercutiu nacionalmente, a Paraíso do Tuiuti foi a grande vencedora da 21ª edição do Tamborim de Ouro, prêmio concedido pelo DIA aos destaques do Carnaval.

Além de Escola de Ouro, a agremiação de São Cristóvão conquistou também o troféu de Comissão Sensação e Samba do Ano. "A equipe toda está muito feliz. Nós tivemos uma comissão que trabalhou com excelência, um carnavalesco que teve coragem de falar e o samba-enredo funcionou de uma maneira espetacular", comemorou o diretor de Carnaval, Thiago Monteiro. Alberto João, Aydano André Motta, Bárbara Pereira, Eugênio Leal e Fábio Fabato foram os jurados do prêmio.

Carnaval 2018 - Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial na Marques de Sapucaí. G.R.E.S. PARAÍSO DO TUIUTI - Daniel Castelo Branco

A teatralização da comissão de frente, com escravos açoitados e a bênção de pretos velhos, arrebatou o júri técnico e popular do Tamborim em decisão unânime. "A ideia da comissão era falar o que a gente passa todos os dias, pois nós vivemos dentro de uma senzala. O Tamborim de Ouro está sendo comemorado no alto do morro", declarou Patrick Carvalho, coreógrafo da comissão.

Pela oitava vez, a rainha de bateria do Salgueiro, Viviane Araújo, foi eleita Musa pelo Tamborim. "Estou muito feliz e realizada. Ser a musa do Carnaval carioca tem um gosto todo especial, pois é um prêmio que tem o voto popular. Só tenho a agradecer esse carinho que recebo do povo", disse Viviane. A Vermelha e Branca também conquistou o troféu Baianas, com a melhor ala das baianas na Avenida, e Casal Nota 10, ao mestre-sala Sidclei e a porta-bandeira Marcella Alves. "Isso mostra que fizemos um trabalho bem feito", celebrou Sidclei. "Nós todas acreditamos no nosso trabalho e fomos juntas com empenho. Fico agradecida pelas baianas salgueirenses serem lembradas", completou tia Glorinha, presidente da ala das baianas do Salgueiro

A Voz da Avenida ficou para Neguinho da Beija-Flor, que puxou o samba 'Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu'. "Me sinto lisonjeado. Fui escolhido pelo povo também e isso faz jus ao que fizemos na Avenida, foi lindo", contou Neguinho. O primeiro casal da escola, Claudinho e Selminha Sorriso, levou o Prêmio Especial de Contribuição ao Carnaval pela representatividade da dupla à folia carioca. "O mais importante é que não perdemos a fé em dias melhores, em anos melhores e em carnavais melhores", resumiu Selminha.

A empolgação da Baterilha, da União da Ilha, rendeu ao grupo o prêmio Bateria. Mestre Ciça, à frente dos ritmistas, destacou que, neste ano, a escola conseguiu voltar às origens. "Queríamos resgatar a bateria da escola, recuperar a essência do que era anos atrás. E esse prêmio é a concretização de que tudo valeu a pena", acrescentou Ciça.

No ano em que completa 100 anos, o Cordão da Bola Preta, maior vencedor do Tamborim, conquistou pela 12ª vez o Donos da Rua, pela votação popular. "Para nós representa muito, pois é um troféu dado pelo povo, que nos reconhece como o maior bloco do Carnaval carioca. O Cordão da Bola Preta vai continuar fazendo a festa do verdadeiro Carnaval", afirmou o presidente do bloco, Pedro Ernesto Marinho.

Confira a lista completa dos ganhadores

Escola de Ouro

Paraíso do Tuiuti

A Voz da Avenida

Neguinho da Beija-Flor

Comissão Sensação

Paraíso do Tuiuti

Samba do Ano

Paraíso do Tuiuti

Casal Nota 10

Sidclei e Marcela, do Salgueiro

Baianas

Salgueiro

Musa

Viviane Araujo

Bateria

União da Ilha

OS DONOS DA RUA: Cordão da Bola Preta

Prêmio especial de contribuição ao Carnaval: Claudinho e Selminha Sorriso

ERRATA

Devido a um erro do site, publicamos separadamente o voto popular e do júri técnico. O critério para chegar aos vencedores do Tamborim de Ouro 2018 é a soma do júri técnico e do voto popular (que tem peso de 1 voto)

Galeria de Fotos

Escravidão foi cantada pela escola Azul e Amarela Daniel Castelo Branco
Desfile do Tuiuti levantou a Avenida Daniel Castelo Branco
Comissão de Frente da Tuiuti impressionou o público Daniel Castelo Branco
Tuiuti cantou a escravidão da Antiguidade aos dias de hoje Daniel Castelo Branco
Escravidão foi cantada pela escola Azul e Amarela Daniel Castelo Branco
Detalhe de carro alegórico da Tuiuti Daniel Castelo Branco
Casal de mestre-sala e porta-bandeira da Paraíso do Tuiuti Daniel Castelo Branco
Tuiuti cantou sobre a história da escravidão Daniel Castelo Branco
Bateria da Paraíso do Tuiuti Daniel Castelo Branco
Tuiuti fez um grande desfile neste domingo Severino Silva
No último carro, um componente viveu um 'presidente vampiro' AFP

Comentários

Últimas de Carnaval