Cuidado com as bolas de pelo nos gatos

Se não expelidas pelo organismo podem causar obstrução gástrica

Por MARIA INEZ MAGALHÃES

Bolas de pelo no organismo dos gatos podem fazer mal aos felinos
Bolas de pelo no organismo dos gatos podem fazer mal aos felinos - Reprodução Internet

É um clássico passar pelo Chico e vê-lo se lambendo. Aliás, isso não é novidade para quem tem felino. É o famoso banho de gato, que tem esse nome porque é assim que eles fazem sua higiene. Mas essa prática tão comum pode trazer problema: as tricobezoares ou as populares bolas de pelos.

É que os pelos ficam presos na língua, acabam sendo engolidos e, como não são digeridos, precisam ser expelidos. Segundo o veterinário dos Snacks CatLicious e gerente técnico nacional da Total Alimentos, Marcello Machado, os gatos fazem isso pelo vômito ou pelas fezes, porém quando não conseguem eles se acumulam no sistema digestivo, o que pode causa obstrução intestinal.

Marcello explica que esse quadro é mais comum em gatos de pelo médio e longo, mas que nenhum está livre delas. Uma das dicas para evitá-las é usar alimentos próprios para eliminar pelos. Eles contêm alta quantidade de fibra e ações lubrificantes, o que facilita a liberação das bolas. Outra é escovar o gato. Isso ajudará a reduzir a quantidade ingerida pelo animal.

Se seu felino apresentar falta de apetite, perda de peso, diarreia ou outros problemas, pode ser que as bolas de pelo estejam no organismo.Então, procure rápido o veterinário.

PARA REFRESCAR O PET DURANTE O PASSEIO

Bebedouro portátil para os passeios com os cães - Divulgação

É muito importante hidratar os pets, principalmente nessa época do ano quando as temperaturas estão lá nas alturas. E durante o passeio, então, dar água ao seu peludo é fundamental. Com o bebedouro Pet Drink portátil refrescar o cão ficou mais fácil na hora daquela voltinha com ele. A bandeja tem o formato ideal para qualquer tamanho de pet. Leve e compacto pode ser levado a qualquer lugar, possui engate para cinta e alça para facilitar o transporte e o manuseio. Por R$ 19,50 na cobasi.com.br.

 

EVENTO DA OAB DE MODA PET EM NITERÓI

No próximo sábado, às 15h, a calçada da Carmen Steffens, em Niterói, vai virar passarela pet. O evento, da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB, terá adoção e buffet pet, e será na R. Tavares de Macedo 247, Icaraí. Inscrições na Av. Ernani do Amaral Peixoto 507, 6º andar, e na loja, mediante 2 kg de ração.

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS ANIMAIS

Está aberta a inscrição para a pós-graduação em Direito dos Animais, na Facha, a primeira do Brasil sobre o tema. As aulas serão em Botafogo, e coordenadas por Daniel Braga Lourenço e pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica da Facha, Marcelo Dealtry Turra: pos.facha.edu.br.

ME LEVA?

Coluna É o Bicho, Cadu. - Divulgação

Oi. Sou o Cadu, tenho 2 anos, sou muito manso, estou castrado e vacinado. Quero muito encontrar uma família para chamar de minha. Estou na Associação Quatro Patinhas. Vem me buscar: contato@quatropatinhas.com.br

CAMPANHA

Imagens de pinguins em vários pontos do mundo estão circulando na internet. É que eles fazem parte da campanha do Greenpeace que pede a criação de um santuário marinho de 1,8 km² na Antártida. Assine a petição: greenpeace.org.

Galeria de Fotos

Bolas de pelo no organismo dos gatos podem fazer mal aos felinos Reprodução Internet
Retrato da jornalista, Maria Inez Magalhães, quem assina a coluna "É o bicho!" publicada no jornal O Dia, do Rio de janeiro, Brasil. Foto de Alexandre Brum / Agência O Dia Alexandre Brum / Agência O Dia
Os primeiros animais encontrados mortos estavam em Sepetiba Instituto Boto Cinza/Reprodução Facebook

Comentários