Indio da Costa deixará o governo de Crivella na quarta-feira
Secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação largará o cargo na quarta-feira (31) para se dedicar à pré-candidatura ao governo estadual. Ele terá o apoio do prefeito na campanha
Por PAULO CAPPELLI
Secretário municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Indio da Costa (PSD) deixará o governo de Marcelo Crivella (PRB) na próxima quarta-feira (31). Quer se dedicar à sua pré-candidatura ao Palácio Guanabara. "Não é razoável conduzir uma candidatura a governador sendo secretário municipal", diz. Pela lei de desincompatibilização, ele poderia permanecer no cargo até abril.
Também pesou na decisão de Indio, deputado federal licenciado, o movimentado cenário político do país. "Vou retomar a cadeira em Brasília. A política nacional está em efervescência, e é para lá que eu vou". O parlamentar é crítico contumaz de Lula e do PT.
Apoio garantido
Indio sai do governo Crivella, mas leva o apoio do prefeito e do PRB na disputa ao Palácio Guanabara.
A cobiçada superpasta
Ainda não foi definido o nome que comandará a turbinada secretaria. A praxe política é que Indio indique o sucessor.
A refundação do MDB
Ganha força no MDB um movimento que cobra a "refundação" do partido. O grupo quer o afastamento de Jorge Picciani, Paulo Melo e Edson Albertassi presos preventivamente desde novembro na Operação Cadeia Velha, desdobramento da Lava Jato. Pedem também nova composição na executiva estadual, em que não figurem os nomes de Marco Antônio Cabral, filho do ex-governador Sérgio Cabral, e de Leonardo Picciani e Rafael Picciani, filhos de quem o nome sugere. Com Picciani-pai fora do circuito, o MDB-RJ tem sido presidido por Marco Antônio, 1º vice.
Nova roupagem
O objetivo seria melhorar a imagem do MDB. A presidência do partido seria assumida por Carlos Alberto Muniz, que, aos 74 anos, é visto como emedebista histórico e sem máculas. A refundação, que encontra ressonância na Assembleia Legislativa, ajudaria a evitar uma debandada para outros partidos. Inclusive a de Eduardo Paes, pré-candidato ao governo estadual.
Mas...
Estaria Paes preocupado? Além da prisão do secretário de Obras do ex-prefeito, Alexandre Pinto, e da condução coercitiva do de Conservação, Marcus Belchior, outros integrantes de seu governo prestaram depoimento à Lava Jato esta semana. Maura Fernanda Moreira, que cuidava de contratos com a Caixa Econômica Federal, Marco Aurélio Regalo de Oliveira, subsecretário de Conservação, e o fiscal Márcio Arzua.
O nariz de Ciro
O presidenciável Ciro Gomes (PDT) se submeteu a cirurgia e está no estaleiro. Nada grave. Operou desvio de septo nasal e voltará às atividades em dez dias.
Justa homenagem
Idealizado pelo professor Carlos Alberto Serpa, o Prêmio Cesgranrio de Teatro vai homenagear, na terça, o ator Antônio Fagundes. Organizada por Leandro Bellini, a festa ocorrerá no Copacabana Palace.
É Carnaval!
A RioLuz iniciou o reforço na iluminação para os desfiles no Sambódromo. Neste ano, serão instalados 45 projetores de LED no palco mundial do samba. No mais... arrepia, Salgueiro!