Pedro II verifica cor de candidatos que declaram-se negros ou pardos
Pró-reitora da instituição federal diz que alunos que passaram no concurso para as oito unidades da escola no estado já foram analisados por uma comissão composta por cinco servidores
Por PAULO CAPPELLI
Rio - Pela primeira vez, o tradicional Colégio Pedro II verifica a cor de candidatos que, ao fazerem a prova para ingressar na instituição federal, declararam-se negros ou pardos. "Antigamente, bastava a autodeclaração. Como houve abuso (candidatos mentiam sobre sua cor), a orientação normativa número três, vinculada à Lei Federal 12.990, estabeleceu que fossem criadas comissões para conferir a veracidade. A normativa veio para barrar fraudes. Estamos cumprindo a lei", explica Eliana Lyra, pró-reitora de Ensino do Pedro II.
A matrícula será segunda e terça da semana que vem, e os alunos que passaram no concurso para as oito unidades da escola no estado já foram analisados por uma comissão composta por cinco servidores (na qual há professores e técnicos administrativos). O processo de "verificação da veracidade" foi iniciado na sexta e encerrado ontem.
Caso Cefet
Pais de candidatos a uma vaga no Cefet acusam a instituição de ter condicionado a admissão dos estudantes à autodeclaração de afrodescendência mesmo que, no caso, os jovens fossem brancos. A denúncia foi revelada pelo Informe no dia 11.
Água mole em pedra dura
A divulgação do vídeo da lancha não abalou a confiança de Cristiane Brasil (PTB-RJ) em assumir o Ministério do Trabalho. Seus advogados conseguiram ontem uma certidão de 'nada consta' no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas e na Dívida Ativa da União. "Não há qualquer fato que impeça a nomeação e a posse", sustentam.
Bandeira branca
Marcelo Crivella (PRB) e o advogado Victor Travancas, que por um período chegou a atravancar a vida do alcaide com ações contra a prefeitura, fizeram as pazes de vez. Os dois, que não se viam pessoalmente há mais de um ano, quando romperam, conversaram por quatro horas a portas fechadas no gabinete de Crivella.
Mudança na prefeitura
Subsecretária de Urbanismo, Verena Andreatta substituirá Indio da Costa (PSD) na supersecretaria, que engloba ainda Infraestrutura e Habitação. A publicação sairá no Diário Oficial de amanhã.
Jantar no Leblon
Quando se articulava para assumir como conselheiro no Tribunal de Contas do Estado, o deputado Edson Albertassi (MDB) se encontrou com importantes autoridades. Entre elas, o subprocurador-geral de Justiça, Marfan Vieira, que, antes de assumir o posto, comandava o Ministério Público do Rio. O jantar no dia 9 de novembro foi no Formidable Bistro, no Leblon. Dias depois, Albertassi se encontrou com Sergio Paulo Teixeira, procurador-geral do Ministério Público de Contas junto ao TCE.
Segue
Os encontros são citados pelo Ministério Público Federal para pedir a manutenção da prisão de Albertassi. Sustenta que a soltura implica em "perigo concreto à ordem pública" e que a "influência política" do deputado, solto, "dificultará a aplicação da lei". Via assessoria, Marfan frisa que o jantar foi antes de Albertassi ter sido acusado formalmente de envolvimento em desvio de recursos públicos. "Tratou-se de encontro entre o membro incumbido do relacionamento institucional do MPRJ e o líder da base governista na Alerj."