MDB quer amenizar desgaste em meio à Lava Jato

Moreira Franco ligou para o governador Pezão e pediu novas medidas

Por Paulo Capelli

Rio - Em meio à discussão interna sobre a refundação do MDB-RJ, Moreira Franco ligou para o governador Pezão. Ambos bateram um longo papo. Ministro de Michel Temer e ex-governador do estado, Moreira quer que medidas sejam rapidamente implementadas no partido para amenizar o desgaste em meio à Lava Jato. A formação de uma nova executiva estadual foi um dos assuntos abordados para auxiliar na recuperação da imagem do MDB o presidente estadual, Jorge Picciani, está preso preventivamente, assim como os deputados Paulo Melo e Edson Albertassi.

Sempre cauteloso, Pezão pediu calma a Moreira e evitou tomar qualquer decisão. Uma frase já muito usada por Sérgio Cabral ilustra bem a situação: "O Pezão é que nem o Bebeto (atacante da Seleção na Copa de 1994), nunca põe o pé em bola dividida".

A propósito

O próprio Moreira, que defende a reformulação no MDB-RJ, foi citado na Lava Jato.

De volta a Brasília

De uma raposa política ao ler, no Informe de ontem, a notícia sobre a saída de Indio da Costa (PSD) do governo de Marcelo Crivella (PRB) na próxima quarta-feira: "O Indio quer deixar logo a Secretaria (de Infraestrutura) para dissociar a imagem dele da imagem da prefeitura. Eles foram hostilizados em agenda na Maré, terça".

Deputado licenciado

Já o secretário de Assistência Social, Pedro Fernandes (MDB), também pré-candidato ao governo, tem dito que permanecerá no cargo até o prazo permitido por lei 6 de abril, quando terá que se desincompatibilizar e retornar à Assembleia Legislativa.

Aliás

Mesmo durante o recesso parlamentar, a vereadora Rosa Fernandes (MDB), mãe de Pedro, tem sido incansável na busca de apoios para o filho. Na Câmara Municipal, 17 vereadores dizem que caminharão com Pedro Fernandes durante a campanha.

Mas...

Promessa cedo assim não se escreve. Neste início de ano, todo mundo tem conversado com todo mundo.

Em nome da lei

Pezão sancionou este ano lei que exige formação em Direito para candidatos a oficial da Polícia Militar. Autor do texto, o deputado Rafael Picciani (MDB) avalia que, além de melhorar a qualificação dos quadros da PM, a medida vai gerar economia anual de R$ 9 milhões: "Encurtará em um ano a formação de oficiais, já que muitas matérias são equivalentes às do curso de Direito".

MP na Casa do Jongo

Preocupado com o fim do repasse pela prefeitura para as atividades da Casa do Jongo da Serrinha, em Madureira, o Ministério Público do Rio fez uma visita ontem à sede da instituição, em Madureira. "Viemos avaliar o que pode ser feito para garantir a preservação da memória das raízes afro-brasileiras", disse a promotora Eliane de Lima Pereira.

Exame gratuito

Quem for à Feira de São Cristóvão amanhã, no Dia Mundial do Combate à Hanseníase, poderá fazer exame gratuitamente das 13h às 16h com médicos da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio.

Lazer na Zona Oeste

A Secretaria Estadual de Esporte, comandada por Thiago Pampolha (licenciado do PDT), entrega hoje a nova quadra poliesportiva da Caixa D'água, em Padre Miguel.

Comentários