força da natureza
Por O Dia
O carnaval tá aí. E na agenda de Lia Sophia tem muita diversão e muito trabalho. Ela continua lançando o quinto disco, 'Não Me Provoca', e se prepara para fazer shows no Carnaval do Nordeste. Mas tem muita luta pela frente, também. "Minha briga agora é para mostrar que meu som não é 'regional'. É música brasileira", avisa a cantora, nascida na Guiana Francesa e criada no Pará. E que recentemente apareceu cantando na novela 'A Força do Querer', de Gloria Perez - cuja trama incluía um núcleo da região.
O disco novo reúne credencias para isso, unindo sons locais como os da guitarrada (por intermédio do guitarrista Felix Robatto) às participações carioquíssimas de Paulinho Moska (em 'Me Beija') e de Pedro Luís. O compositor, aliás, mais do que apenas participar, produziu o disco, ajudou Lia a escolher repertório e convidou Ney Matogrosso para cantar numa música de autoria da própria Lia. E ainda pôs sua voz em 'Quero Ver Se Segurar'.
"O meu objetivo é que o brasileiro conheça mais a música amazônica. Mas eu venho do Norte e faço música brasileira mesmo, não regional. Eu faço merengue, lambada, guitarra, e combino com a música pop. E o legal é que a cada disco chamamos a atenção de uma turma diferente", conta a morena. "Nesse disco o Pedro ajudou muito a fazer isso. A música em que ele canta é um carimbó, mas lá pela metade ele aparece fazendo um rap e tudo termina numa batucada".
NOVELA
Em 'A Força do Querer', Lia surgiu como convidada do núcleo paraense. Contracenou com atores como Marco Pigossi, Tonico Pereira e até com uma colega de profissão que atuou na novela, Fafá de Belém. Não era a primeira vez dela na telinha. Em 'Amor, Eterno Amor', de 2012, ela teve a sua 'Ai Menina' incluída na trilha e também fez uma rápida aparição. Lia, você vai virar atriz?
"Eu cheguei a receber um convite para um musical, mas não sei, não... Acho que não tenho essa coisa de atriz. Não tenho planos para isso. Se bem que minha produtora, que tá aqui na minha frente, está dizendo que quer que eu estude a possibilidade", brinca Lia, que foi convidada para estar em 'A Força do Querer' pelo diretor Pedro Vasconcelos. "Ele é fã do meu trabalho e me chamou para estar na novela. Eu defendo um tipo de cultura. Então quando se abre esse tipo de espaço, não é só para mim. Venho arrastando comigo um monte de gente que tem a mesma proposta", aponta Lia, que hoje vive em São Paulo. "Estou fazendo minha turma aqui. É uma metrópole com vários sotaques, que foi construída pela gente de fora. E estou vendo várias oportunidades".
NEY
E como foi trabalhar com Ney Matogrosso, Lia? "Fenomenal!", alegra-se. 'Ela', a canção da qual Ney participa, é uma "exaltação às várias mulheres, ao que nós somos", o que deixou a cantora mais feliz ainda. "O Ney é um cara que está aberto ao novo. É um homem que está acima dessa coisa de gênero. Seria legal ter um homem levantando essa bandeira de elogio às mulheres. E ele topou imediatamente. Assim que ele chegou no estúdio, já falou: 'Adorei a música por falar de mulher!", conta ela, que adotou um tom feminista para todo o disco. "Falo da mulher como uma força, da mulher com atitude. Esse tema estava latente em mim e foi aparecendo".
Ney não conhecia Lia até então e foi apresentado a ela por Pedro Luís. "A música tem uma discurso feminista que eu apoio plenamente. Fala da mulher que é dona do seu corpo, dessa valentia que faz parte do dia a dia da mulher. E eu gosto muito de gravar com cantoras porque é muito mais fácil de encaixar os tons", diz o cantor.