Salário do funcionalismo municipal do Rio pode sair antes do dia 7

Prefeitura tem o 5º dia útil deste mês como prazo para pagar janeiro, mas há expectativa de antecipação

Por PALOMA SAVEDRA

Movimento do funcionalismo quer retorno do calendário antigo
Movimento do funcionalismo quer retorno do calendário antigo - Marcio Mercante / Agencia O Dia

Rio - Apesar de o prazo oficial da Prefeitura do Rio para pagamento do salário de janeiro ser o próximo quinto dia útil (7 de fevereiro), os vencimentos poderão ser quitados até amanhã. Segundo fontes do município, há essa expectativa dentro do governo. A ideia é, inclusive, retomar o calendário anterior, que previa os depósitos até o segundo dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

Vale lembrar que o pagamento de dezembro estava previsto para o sétimo dia útil de janeiro (10), e acabou sendo quitado antecipadamente. Nos bastidores, diz-se que o prefeito Marcelo Crivella pode repetir o feito. E mesmo que não quite o salário de janeiro esta semana, poderá acertar antes do dia 7.

As categorias municipais vêm pleiteando a revogação do decreto publicado em dezembro no Diário Oficial do Rio, alterando as datas de pagamento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas. Entre as principais alegações, afirmam que o funcionalismo recebe suas contas nos primeiros dias do mês e que a mudança no calendário alterou a rotina e complicou a vida de muitos.

Outro pleito do Movimento Unificado dos Servidores Públicos do Município (Mudspm) é uma audiência com Crivella. Os representantes dos servidores pretendem reivindicar a concessão do reajuste anual, que em 2017 não ocorreu.

Os líderes já chegaram a ser recebidos pelo novo secretário da Casa Civil, Paulo Messina. No entanto, até o momento, não há posicionamento oficial, nem uma sinalização sobre o assunto. Outro tema que está na mira dos servidores é a taxação dos inativos. E sabe-se que a prefeitura aguarda o que vai acontecer em âmbito federal.

Comentários