Novo cão robô é lançado no Japão

Voltando os olhos para a robótica mais uma vez, Sony apresenta versão 2.0 do animal eletrônico. Ainda não há data para comercialização no exterior

Por AFP

Nova versão de cão robô foi apresentada nesta quinta, no Japão
Nova versão de cão robô foi apresentada nesta quinta, no Japão - AFP

Tóquio - A Sony lançou nesta quinta-feira o cão-robô Aibo, o segundo produto deste tipo lançado pela empresa. Durante uma elegante cerimônia de aniversário, os diretores da gigante japonesa revelaram a criatura de cor branco marfim, guardada com cuidado em uma caixa forrada de onde saiu, balançando a cabeça e mexendo o rabinho, antes de se esticar como se acordasse de uma soneca.

Aibo, capaz de desenvolver sua própria personalidade e expressar emoções, é dotado de uma bateria com sensores, câmeras e microfones, e sua conexão com a internet permite que seu dono interaja com ele remotamente através de um smartphone. 

Naohiro Sugimoto, um menino de 7 anos, foi um dos primeiros, em Tóquio, a tomar posse da Aibo: "O cachorro que tínhamos morreu, então nós compramos esse robô.

Com seus adoráveis olhos redondos, o robô cão de 30 cm de altura, conquistou rapidamente seus donos, como o pequeno Naohiro, que o descreveu como "pesado, mas fofo".

A Sony, que planeja comercializá-lo no exterior, não forneceu detalhes ou objetivos quantificados, mas espera encontrar o mesmo sucesso de seu primeiro Aibo, lançado em junho de 1999: as primeiras 3.000 unidades foram esgotadas em apenas 20 minutos, apesar de um preço igualmente alto (250.000 ienes).

No total, o grupo vendeu mais de 150.000 exemplares em todo o mundo até 2006, quando as dificuldades financeiras forçaram a companhia a parar a produção.

Yasuyuki Nakamura, de 46 anos, é outro dono afortunado do Aibo (seu terceiro cão robô). Ele esperava impacientemente que a Sony projetasse uma nova versão.

Entre os compradores, um casal contou que decidiu comprar o cachorrinho para 25º aniversário de casamento.

Quem espera que Aibo converse ou ajude com as tarefas domésticas vai se decepcionar, afinal, essa não é a sua finalidade, segundo afirma Izumi Kawanishi, responsável pelo projeto.

"Quando você compra um cachorro, você não se pergunta o que ele é capaz de fazer. O importante é que ele toque um acorde sensível nas pessoas", estima.

A Sony, que reencontrou o caminho do crescimento sob a liderança de seu CEO Kazuo Hirai, volta-se com força à robótica, que parecia ter abandonado com o encerramento do desenvolvimento de Aibo há mais de dez anos.

Para este fim, a companhia investiu em 2016 em uma empresa americana, Cogitai, especialista em inteligência artificial (AI).

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