Atrizes protestam contra assédio sexual no Globo de Ouro 2018

Elas foram vestidas de preto para chamar atenção para os recentes escândalos de abuso sexual envolvendo grandes nomes de Hollywood

Por Estadão Conteúdo

Atrizes no Globo de Ouro
Atrizes no Globo de Ouro - AFP

Los Angeles - Na noite deste domingo, a temporada de premiações 2018 teve início com a realização da 75ª edição do Globo de Ouro, em Los Angeles. O evento premia os melhores no cinema e na televisão no último ano.

A cerimônia, como esperado, foi marcada por uma série de protestos por conta dos recentes escândalos de abusos sexuais envolvendo nomes de Hollywood. Para chamar a atenção para o tema, atrizes chegaram à premiação vestidas de preto e acompanhadas de ativistas. A noite foi dominada por mulheres e marcada por discursos contra o assédio sexual e em favor da igualdade de gênero.

A apresentadora e atriz Oprah Winfrey foi a homenageada da noite e fez um forte discurso. Ganhadora do troféu Cecil B. DeMille, entregue a pessoas bem sucedidas e que marcaram a indústria do entretenimento, ela falou sobre a força das mulheres, assédio sexual e racismo. Ela ainda lembrou que foi a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio.

Em meio ao clima de protesto, porém, a cerimônia, apresentada pelo comediante Seth Meyers, seguiu com as entregas de prêmios. No cinema, A Forma da Água, de Guillermo Del Toro, liderava, com sete categorias, e foi bem. O cineasta mexicano venceu o prêmio de melhor direção e o filme levou ainda o troféu por sua trilha sonora.

O prêmio principal da noite, de melhor filme de drama, porém, ficou com Três Anúncios Para um Crime, que conta a história de uma mulher que busca justiça para o assassinato da sua filha. Por esse papel, inclusive, Frances McDormand ficou com o prêmio de melhor atriz em filme de drama. O melhor ator na categoria foi Gary Oldman, por O Destino de uma Nação.

Entre os filmes de comédia, destaque para o ator James Franco, que venceu por O Artista do Desastre, e para Saoirse Ronnan, que venceu por Lady Bird: É Hora de Voar - e pode ser nome forte para o Oscar. O filme, aliás, dirigido por Greta Gerwig, venceu ainda o prêmio de melhor filme de comédia ou musical.

Nas categorias de TV, a minissérie Big Little Lies, que recentemente foi renovada para uma segunda temporada, teve o seu favoritismo confirmado e levou todos os prêmios que concorria: melhor série limitada, melhor atriz para Nicole Kidman, melhor atriz coadjuvante para Laura Dern e melhor ator coadjuvante para Alexander Skarsgard.

Já The Handmaid's Tale repetiu os resultados do Emmy 2017, vencendo como a melhor série de drama e melhor atriz de drama para Elisabeth Moss. Sterling K. Brown, de This Is Us, venceu como melhor ator.

Comentários

Últimas de Mundo & Ciência