Chega a 40 o número de mortos em ataque a hotel em Cabul

Invasão durou 12 horas e deixou 15 estrangeiros mortos, entre eles quatro americanos. O Talibã reivindicou a autoria do ataque

Por O Dia

Um soldado protege os acessos do Hotel Intercontinental de Cabul, que ainda tinha explosivos ontem
Um soldado protege os acessos do Hotel Intercontinental de Cabul, que ainda tinha explosivos ontem - AFP/WAKIL KOHSAR

Afeganistão - Ao menos 40 pessoas morreram no ataque do grupo radical Talibã contra o hotel Intercontinental de Cabul, no Afeganistão. Entre as vítimas estão 25 afegãos e 15 estrangeiros. Todos os seis terroristas morreram no ataque.

O último balanço divulgado pelo Ministério afegão da Saúde informava cerca de 20 vítimas. Alguns corpos estavam tão carbonizados que precisaram passar por análises de DNA para a identificação.

Entre os mortos estrangeiros estão quatro americanos, sete ucranianos, dois venezuelanos, um cazaque e um alemão. O Departamento de Estado dos Estados Unidos informou que nenhuma vítima americana era funcionário do governo ou militar.

O ataque

Hotel Intercontinental, em Cabul, foi alvo de ataque na noite deste sábado - AFP

Por volta das 21h locais (14h30 de Brasília) do último sábado, seis terroristas invadiram o hotel, provocaram uma explosão e começaram a tirar em hóspedes e funcionários. Os agressores avançaram nos andares e fizeram vários reféns, além de incendiarem o terceiro e o quarto andar do prédio. O ataque terminou somente 12 horas depois, por volta das 9h de domingo (2h30 em Brasília). A maioria das vítimas morreu por conta dos disparos.

O Talibã reivindicou o ataque e declarou em comunicado que “foi feito por seis mujahideen dispostos ao martírio” e ainda confirmou que os terroristas mataram dezenas de estrangeiros. O porta voz da polícia de Cabul, Basir Mujahid, afirmou que um dos homens se matou na entrada do hotel para facilitar a entrada dos companheiros. Todos os outros foram mortos pelas forças de segurança.

O porta-voz adjunto do Ministério do Interior, Nasrat Rahimi, havia declarado que o grupo usou pistolas, kalashnikov e granadas, e um deles estava com colete explosivo. As forças de segurança ainda informaram que dois terroristas tinham passado a noite no hotel como clientes.

Com informações da AFP

 

Galeria de Fotos

Um soldado protege os acessos do Hotel Intercontinental de Cabul, que ainda tinha explosivos ontem AFP/WAKIL KOHSAR
Hotel Intercontinental, em Cabul, foi alvo de ataque na noite deste sábado AFP
Atiradores atiraram em hóspedes no Intercontinental de Cabul Reprodução Internet

Comentários

Últimas de Mundo & Ciência