Os desafios do primeiro emprego

Por Marcelo N�brega Diretor de Recursos Humanos do McDonald's Brasil

Marcelo N�brega 
Diretor de Recursos Humanos do 
McDonalds Brasil
Marcelo N�brega Diretor de Recursos Humanos do McDonalds Brasil - Divulga��o

� bastante comum o debate sobre primeiro emprego sob o ponto de vista de quem o procura. Certamente, trata-se de um momento dif�cil para o jovem que busca entrar no mercado de trabalho. No entanto, h� tamb�m desafios para quem contrata uma pessoa sem experi�ncia profissional. Se o jovem encontra dificuldades, as empresas tamb�m precisam se preparar para receber esses 'calouros'.

Sabemos que uma integra��o bem feita nos primeiros meses � fundamental para o sucesso de um profissional em um novo emprego. Imagine-se ent�o quando esse profissional est� dando os primeiros passos em seu primeiro emprego. � preciso criar um ambiente favor�vel para receber jovens sem experi�ncia pr�via. Se esse 'rec�m-nascido profissional' n�o encontra apoio em seu ambiente de trabalho, seu desempenho e desenvolvimento estar�o seriamente comprometidos. Por isso, para ser uma porta de entrada para o primeiro emprego formal � preciso, tamb�m, ser uma empresa acolhedora.

Quem frequenta a rede McDonald's j� deve ter percebido a versatilidade de nossos gerentes, que sabem fazer de tudo dentro de um restaurante. Quase todos come�aram na fun��o de atendente e cresceram exercendo as diversas posi��es da nossa estrutura. Essa possibilidade de carreira vem do treinamento e do aprendizado permanentes que acompanham nossos profissionais em todos os seus momentos dentro da companhia. Os novos atendentes s�o treinados por seus superiores e, tamb�m, pelos seus pr�prios colegas. E logo ele tamb�m treinar� seus colegas. Esse interesse pelo crescimento m�tuo � fundamental para o sucesso deles.

Assim, voltando ao ponto que abriu este bate-papo: n�o fosse por esse DNA de primeiro emprego e desenvolvimento cont�nuo, de nada adiantaria termos as mais modernas ferramentas de atra��o de talentos.

E a f�rmula tem dado certo. Somente no ano passado, contratamos 14 mil jovens, ou cerca de 20 pessoas por dia. Desse total, grande parte � indicada pelos nossos atuais e ex-funcion�rios, que veem na companhia uma boa oportunidade profissional para os seus parentes e amigos. O resultado disso � a forma��o de uma grande fam�lia em cada restaurante, cujo bom funcionamento � testemunhado diariamente por mais de dois milh�es de clientes.

Uma companhia que tem como bandeira ser a porta de entrada para jovens tamb�m deve ter um plano de carreira apoiado por programas permanentemente atualizados que fa�am sentido para esse p�blico. Recentemente, por exemplo, percebemos no McDonald's que era importante oferecer conte�do de empreendedorismo, um dos principais temas de interesse dos jovens, na plataforma educacional da Universidade do Hamb�rguer. Dessa forma, nasceu o Aperte o Play!, que incentiva os profissionais a ter autonomia para escolher qual caminho trilhar dentro ou fora da empresa.

Sim, porque junto com os jovens, recebemos tamb�m os seus projetos, sonhos e aspira��es, que podem ser de longo ou curto prazo. E ao receb�-los para a sua primeira experi�ncia profissional, tamb�m devemos estar preparados para a sua partida. Mas esse pode ser o tema para um pr�ximo bate-papo.

Coment�rios

�ltimas de Opini�o