Atividade bancária limitada em Angra
Suspensos saques e depósitos em terminais após ataques e roubos
Por O Dia
Após criminosos explodirem três caixas eletrônicos em menos de um mês, a Eletrobras resolveu suspender atividades de saques e depósitos dos terminais bancários localizados nas Vilas Residenciais e na Central Nuclear, em Angra dos Reis.
Na ação dos assaltantes, no dia 10 de dezembro e na segunda-feira passada, os assaltantes usaram explosivos para detonar os caixas localizados em vilas residenciais de funcionários da Usina Nuclear e fugiram pelo mar a bordo de lanchas.
Em nota, a Eletrobras disse que "não podemos ficar omissos diante de mais um episódio de violência urbana (...). Diante disso, a Eletronuclear e os bancos que atuam na central nuclear e vilas residenciais decidiram suspender as atividades bancárias que envolvam a movimentação de dinheiro em espécie. Além disso, os caixas eletrônicos não farão operações de saque e depósitos". No dia 1º de fevereiro a Eletronuclear e os bancos irão avaliar se a decisão será permanente.
Somente esse ano, já houve quatro explosões de terminais bancários no estado. Além de Angra, Duque de Caxias teve dois registros e, a quarta ocorreu em Botafogo, Zona Sul do Rio.
Em 2017, foram registrados 53 roubos a caixas eletrônicos no estado. Desse total, a maioria ocorreu na Zona Sul. As investigações apontam que os caixas mais procurados são aqueles que possuem grande movimentação de clientes com médio a alto poder aquisitivo. O maior número de roubos a caixas eletrônicos ocorreu em 2005, com 72 casos.
As explosões criminosas, com uso de C4, artefato utilizado em pedreiras, estão sendo investigadas tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Federal.