Prefeitura interdita três pontos d'água contaminados no Vidigal

Escreva ????????? ????????? ???? ??????????? ?? ???? ???? ????? ????????????? ????????????? ????????????? ????????????? ????????????? ????????????? ????????????? ?????????????

Por ASSINATURA REPÓRTER

Turista Daniel Francisco tomou banho no chuveiro com água infectada
Turista Daniel Francisco tomou banho no chuveiro com água infectada - Daniel Castelo Branco / Agência O Dia

A Prefeitura do Rio interditou ontem três pontos de água no Morro do Vidigal por estarem contaminados com o vírus da hepatite A, segundo diagnóstico do Laboratório de Desenvolvimento Tecnológico em Virologia da Fiocruz. Ao todo foram enviadas para exames amostras de água de dez pontos da comunidade e mais testes serão realizados.

A Secretaria Municipal de Conservação e Meio Ambiente fechou a cisterna na Avenida Presidente João Goulart 759, no Vidigal, e o chuveiro da praia ao lado do Sheraton Hotel, na Avenida Niemeyer, que fica bem abaixo do morro. Já a Vigilância Sanitária interditou a loja que funciona no número 753 da Avenida Presidente João Goulart, onde foi identificado lote contaminado da água mineral Ouro da Serra.

O município reiterou a importância dos moradores adotarem medidas preventivas para evitar o vírus, como lavar as mãos e só usar água fervida ou filtrada para consumo e na preparação de alimentos. Os reservatórios, filtros e garrafas devem ser higienizados com hipoclorito de sódio que a prefeitura e a Cedae têm distribuído.

Muitos turistas que estão de férias na cidade, como os nova-iorquinos Willian Davi e Nicholas Barbett, hospedados há três dias no hotel Sheraton, desconhecem o surto na comunidade e estavam usando o chuveiro. "Estava usando a água normalmente e não fomos avisados pelo hotel", contaram. Já o cabeleireiro Daniel Francisco, de 54 anos, disse ter tomado banho três vezes no chuveiro, desde de que chegou de São Paulo para passar o Réveillon. "Sou vacinado e espero não ter contraído o vírus existente na água", destacou Daniel. Banhistas reclamaram que nenhum aviso foi colocado antes no local para alertar sobre a contaminação.

"O chuveiro servia de fonte para crianças da comunidade. "Já vi, diversas vezes, crianças enchendo garrafas no chuveiro interditado", contou a cozinheira e moradora do Vidigal, Rafaela Antunes, de 35 anos.

Em nota, o Hotel Sheraton informou que "o fornecimento de água do chuveiro da praia é realizado pela Cedae e que hotel passa por vistoriais mensais para análise da qualidade de sua água e o último laudo foi emitido em 26 de dezembro de 2017 com resultado positivo para potabilidade". A engarrafadora da água Ouro da Serra contestou a prefeitura e informou que exames próprios e de laboratórios terceirizados mostram que o produto é adequado para o consumo.

Comentários

Últimas de Rio De Janeiro