Universo das artes cênicas percorre o Estado do Rio

Projeto 1001 Espetáculos leva peças e oficinas de teatro para as cidades do interior

Por LUIZ ALMEIDA

1001 espetáculos
1001 espetáculos - divulgação

O universo todo particular do teatro tem percorrido diversos pontos do Estado do Rio. Trata-se do projeto 1001 Espetáculos, da Spiral Criativa e o Instituto JCA, que utiliza um ônibus devidamente adaptado para se fazer presente em cidades do interior e levar peças infantis e oficinas de artes cênicas para crianças e adolescentes.

Criado em 2016, o 1001 Espetáculos pegou a estrada em agosto de 2017. Desde, então, passou por Nova Friburgo, Niterói, Macaé e Rio. Para tanto, conta com um ônibus especialmente transformado em um equipamento teatral, com camarim, som e luz, cenografia técnica e mobiliário para a plateia. As próximas paradas serão em Itaperuna (20 e 21 de janeiro) e Campos dos Goytacazes (dias 27 e 28).

Por onde passa, por sinal, a receptividade do público tem sido satisfatória. É o que revela Carolina Butolo, sócia-fundadora da Spiral Criativa e diretora do projeto, acrescentando que a trupe tem percorrido áreas periféricas ou rurais do Estado do Rio.

Durante a semana, por exemplo, o 1001 Espetáculos visita escolas públicas para a realização de oficinas de artes cênicas. Nos fins de semana, por sua vez, são realizados os espetáculos teatrais. "As crianças ficam encantadas com as oficinas e apresentações mais de 80% delas nunca estiveram em um teatro ou assistiram a espetáculos teatrais antes", destaca.

Ainda conforme Carolina Butolo, o projeto tem servido como uma plataforma de democratização cultural. Afinal, investe em grupos e companhias teatrais locais, além de incentivar a cultura popular brasileira e a formação de plateias para as artes cênicas. Ainda segundo ela, os espetáculos são 100% acessíveis, incluindo audiodescrição e intérpretes de libras.

"Trazemos para as apresentações do projeto diferentes estéticas teatrais com foco na cultura popular brasileira. O intuito é resgatarmos as manifestações cênicas originárias das cidades que o projeto irá percorrer, como por exemplo o Boi Pintadinho, Jongo, Maculelê, além de promover espaço para artistas teatrais de diferentes estéticas e o mercado cultural local", explica Carolina Butolo.

PROGRAMAÇÃO

ITAPERUNA

DIA 20

Quadra da Beira Linha, na Rua Beira Linha, no Retiro do Muriaé

11h - 'No Ponto de Ônibus'

14h - 'As Aventuras do Palhaço Viola no Mundo Mágico das Histórias'

DIA 21

Avenida Augusto Martinez Toja, no Lago

11h - 'Pluft, O Fantasminha'

14h - 'Circo a Céu Aberto'

CAMPOS

DIA 27

Cidade da Criança (Av. 28 de Março, s/n, Parque Alzira Vargas, Centro)

11h30 - 'Memórias do Sítio'

14h30 - 'A Vaca Lelé'

DIA 28

Vila Esportiva de Guarus (Av. Campista, s/n, Parque Guarus)

11h - 'Os Saltimbancos'

14h - 'Circo a Céu Aberto'

Galeria de Fotos

1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
1001 espetáculos divulgação
Após a passagem por Itaperuna e Campos, o 1001 Espetáculos vai retornar a Macaé, em fevereiro FOTOS divulgação
1001 espetáculos divulgação

Comentários