Tribunal de apelação determina liberdade do herdeiro da Samsung

Ele foi condenado em agosto a cinco anos de prisão por suborno relacionado com o escândalo de corrupção que provocou a destituição e detenção da presidente Park Geun-Hye. Ele é considerado culpado de vários crimes, incluindo corrupção, abuso de bens sociais, lavage de dinheiro e perjúrio

Por AFP

Tribunal de apelação determina liberdade do herdeiro da Samsung
Tribunal de apelação determina liberdade do herdeiro da Samsung - AFP

Coreia do Sul - Um tribunal de apelação da Coreia do Sul confirmou a condenação por suborno do herdeiro do grupo Samsung, Lee Jae-Yong, mas reduziu a sentença de prisão a uma pena com suspensão condicional e ordenou sua liberdade imediata.

Lee, vice-presidente da Samsung Electronics, maior fabricante mundial de smartphones e chips de memória, foi condenado em agosto a cinco anos de prisão por suborno relacionado com o escândalo de corrupção que provocou a destituição e detenção da presidente Park Geun-Hye.

A Samsung é o maior conglomerado industrial do país, a 11ª maior economia do mundo. O volume de negócios da empresa equivale a 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul. 

O herdeiro do grupo, de 49 anos, primeiro executivo da Samsung que foi detido, foi considerado culpado de vários crimes, incluindo corrupção, abuso de bens sociais, lavagem de dinheiro e perjúrio.

O caso envolve os pagamentos feitos pela Samsung à melhor amiga da ex-presidente Park, Choi Soon-Sil, que segundo o Ministério Público tinham como objetivo comprar favores políticos do governo.

Mas o tribunal de apelação anulou alguns delitos que haviam sido atribuídos ao executivo e alterou a pena de prisão que restava por cumprir por uma condenação de dois anos e meio de prisão com suspensão condicional.

"Park Geun-Hye e Choi Soon-Sil devem ser consideradas as principais personagens deste escândalo", afirmou a decisão.

Também foram reduzidas as penas de outros quatro diretores da Samsung Electronics que haviam sido condenados no mesmo processo de Lee.

Galeria de Fotos

Tribunal de apelação determina liberdade do herdeiro da Samsung AFP
Tribunal de apelação determina liberdade do herdeiro da Samsung AFP
Tribunal de apelação determina liberdade do herdeiro da Samsung AFP

Últimas de Mundo & Ciência