Distrito fica esquecido no município de Nova Iguaçu
Moradores de bairros mais afastados do Centro reclamam da carência de investimento social na região
Por O Dia
Quem circula pelas ruas do Centro de Nova Iguaçu com frequência pode até achar que as coisa não cidade não estão tão mal. Mas longe da agitação e dos olhos da maioria, a situação é preocupante. Em um dos maiores distritos do município, os moradores se sentem abandonados. Nos bairros Corumbá, Santa Rita, Nova Brasília, Adrianópolis e outros ao redor, falta saneamento básico, água encanada e segurança.
Pelas ruas da região do Terceiro Distrito não é difícil encontrar ruas sem asfalto, esgoto a céu aberto e moradores que sequer têm água encanada. "A região respira falta de perspectiva e um futuro incerto mesmo após um ano de mandato dos eleitos do pleito de 2016. Este descaso não pode permanecer; os moradores estão cansados de ouvir falsas promessas e nunca ter algo realmente concreto para mudar esta realidade", reclama Charles Souza, do movimento 'Acorda Nova Iguaçu'.
Nas ruas, 2, 3 e 4 , do bairro Corumbá, é possível ver o retrato do abandono. Falta rede de esgoto e o asfalto virou um sonho que parece cada dia mais distante. Além disso, as famílias sofrem com as valas negras repletas de lixo em diversos pontos da região. "Entra governo, sai governo e ninguém nunca cumpre nada. Só nos resta a frustração e a tristeza por sermos obrigados a viver desta maneira", desabafa um morador que pediu para não ser identificado.
Em Adrianópolis, a situação é parecida. Rua sem asfalto e esgoto a céu aberto. "Quem mora em bairros mais afastados fica esquecido. Falta investimento em infraestrutura e saneamento. Na minha rua mesmo, o esgoto escorre direto, contribuindo para a proliferação de mosquitos, ratos... nos deixando vulneráveis a várias doenças", diz Jorge Cláudio, morador da Rua Armando Dias Pereira.
SEGURANÇA PREOCUPA
A questão da segurança é outro problema que preocupa quem mora nos bairros de Corumbá e Santa Rita. Segundo moradores, o tráfico tem crescido na região. "Até uns anos atrás, a gente podia ficar tranquilo aqui. Faltava muita coisa, mas tínhamos mais segurança e nos orgulhávamos por morar num local que não tinha tanta violência. Agora, nem isso temos", denuncia um morador de Santa Rita.
A iluminação pública também é precária e, em muitas ruas, praticamente não há lâmpadas nos postes. "Aqui na minha rua estamos no escuro. Nos preocupamos porque fica mais fácil para assaltantes atuarem", disse Luiz Carlos, morador de Jardim Corumbá.
A PM afirmou que o 20º BPM (Mesquita) realiza patrulhamento em toda a região com viaturas e solicitou que denúncias sejam feitas pelo 190 ou através do Disque-Denúncia, pelo 2253-1177. As queixas devem ser prestadas na delegacia da área para que seja confeccionada a mancha criminal. Já a Prefeitura de Nova Iguaçu informou que Secretaria de Infraestrutura está desenvolvendo projetos para melhorias em toda região e ressaltou que, mesmo com a crise econômica, tem feito obras na cidade.