De olho no rendimento escolar

Aulas de reforço e acompanhamento do aluno são cada vez mais recorrentes

Por O Dia

Reforço e acompanhamento escolar envolvem os pais e alunos, além dos professores da instituição
Reforço e acompanhamento escolar envolvem os pais e alunos, além dos professores da instituição - Luciano Belford / Agencia O Dia

A seleção para entrar na faculdade ou ingressar no mercado do trabalho está cada vez mais acirrada. Os alunos são pressionados de mil maneiras e precisam se preparar cada vez mais para atender a demanda. Esta realidade tem feito com que aulas particulares de acompanhamento e reforço escolar sejam cada vez mais comuns.

É preciso ter em mente que a aula particular não é um recurso exclusivo para alunos com dificuldade, embora seja fundamental para estes. "É importante que mesmo alunos com boas notas recebam acompanhamento. Ele vai se preparar melhor para o futuro e adquirir uma rotina de estudo. É a forma de amplificar seu conhecimento", afirma Vivian Frazão, professora de Português e diretora do Sabendo Mais, que oferece reforço e acompanhamento escolar, em São João de Meriti.

Mesmo se o aluno apresentar bons resultados na escola, o apoio escolar pode lhe ser útil para que ele avance em novos desafios. Foi o caso de Thaís Karoline, de 12 anos. "Ela sempre foi boa aluna, mas vi que ela poderia melhorar o rendimento com o acompanhamento adequado. Hoje é está melhor do que já vinha mostrando", conta Claudia Monteiro, mãe da estudante.

Se o estudante está com problemas com uma ou várias matérias e quer desenvolver habilidades específicas em determinado assunto as aulas de reforço são ideais. O Luiz Henrique,10, e o Português não se entendiam. O menino ia mal na disciplina por mais que se esforçasse. Foi quando os pais decidiram buscar ajuda. "Ele tinha dificuldade nos exercícios e tirava notas baixas. Depois do reforço as notas só melhoram", disse o pai, Luciandro Cassimiro. "Até gosto de Português, não acho mais tão chato", afirmou o menino.

O professor particular ajuda o estudante a evoluir. Mas para isso uma participação é fundamental: a dos pais. "Sempre pedimos um feedback deles. Costumamos dizer que o aluno é a ponta da lança, mas o passo inicial é com os pais. Eles precisam trabalhar conosco neste processo", enfatiza Leonardo Frazão, diretor do Sabendo Mais.

Sem"surpresinhas"

O ideal é recorrer ao curso de apoio escolar como forma de prevenção. "É importante que o acompanhamento comece no início do ano letivo, quando os problemas nem começaram ou estão no início", alerta Vivian.

No Sabendo Mais, o atendimento vai desde o 2º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, em aulas de Português, Matemática, Química e Física. A unidade fica localizada na Rua Coronel Henrique da Fonseca 265, no Centro de São João de Meriti. Informações 2655-2179 ou 98542-7616.

Comentários