Ferrari anuncia novo superesportivo

O modelo 488 Pista ser� equipado com o V8 de produ��o mais potente j� fabricado pela montadora

Por O Dia

Modelo está 90 kg mais leve que seu antecessor, o 488 GTB
Modelo está 90 kg mais leve que seu antecessor, o 488 GTB -

Depois de muita especulação e mistério, a Ferrari decidiu, enfim, revelar o novo modelo 488 Pista. O superesportivo da escuderia italiana está equipado com o motor 3.9 V8 Twinturbo mais potente já fabricado para fins particulares, com 720 cavalos e torque de 78,5 kgfm.

Na nova Ferrari, a motorização combinada a um câmbio de dupla embreagem de seis marchas garante ao bólido uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, e 100 a 200 km/h em apenas 7,6s. A velocidade máxima é de 340 km/h. Os números representam um resultado cerca de 6% superior ao obtido por sua antecessora, a 488 GTb, que deu base ao novo projeto e utilizava o mesmo motor V8.

Parte do ganho de potência é resultado de melhorias de engenharia. Mudanças de materiais deixaram a Pista 90 kg mais leve em relação à GTB, totalizando 1.280 kg, segundo a Ferrari. No visual, poucas mudanças, que melhoraram a aerodinâmica do superesportivo, gerando 20% a mais de downforce. Para isso, foram alterados os para-choques, aerofólio e capô.

Entre as soluções adotadas mais visíveis está o 'S-Duct', inspirado nos carros da Fórmula 1, e o design dos difusores frontais, que apresentam um ângulo de rampa otimizado para criar uma forte sucção e aumentar o arrasto do modelo. No interior, alterações nos bancos, que receberam novos desenhos, e no painel, que ganhou apliques em vermelho brilhante e outros detalhes em fibra de carbono.

Outras atualizações também colaboram para o melhor rendimento, como a utilização da última versão do sistema 'Side-Slip Angle Control' (SSC 6.0), atualizações do controle de tração (F1-Trac) e suspensão ativa magneto-reológica (SCM). O novo sistema 'FDE' (Ferrari Dynamic Enhancer), que ajusta eletronicamente a pressão das pinças nos discos de freio das quatro rodas aro 20, cumpre a mesma função.

O superesportivo deverá ser uma das principais atrações da Ferrari no Salão de Genebra, em março. Os preços do lançamento italiano ainda não foram revelados, mas a tendência é que o valor seja igual ou superior ao praticado na GTB, de R$ 2.5 milhões.

Galeria de Fotos

Modelo está 90 kg mais leve que seu antecessor, o 488 GTB Divulgação
Modelo recebeu apliques vermelhos e detalhes em fibra de carbono no painel Divulgação
Modelo ser� uma das principais atra��es da montadora no sal�o de Genebra, em mar�o Divulga��o
Superesportivo recebeu o motor V8 mais potente j� fabricado pela Ferrari Divulga��o
Mudan�as no design, como aerof�lio mais largo e alto, melhoram a performance da nova Ferrari Divulga��o
Modelo teve pequena atualiza��o visual Divulga��o

Coment�rios

�ltimas de Automania