Chin�s � o compacto completo mais barato dispon�vel no Brasil

Pequenino QQ, da Chery, tem todos os equipamentos mais exigidos pelo consumidor nacional

Por Lucas Cardoso

Traseira tem visual agrad�vel e linhas bem definidas. Lanternas e tampa do porta-malas direto no vidro chamam aten��o
Traseira tem visual agrad�vel e linhas bem definidas. Lanternas e tampa do porta-malas direto no vidro chamam aten��o -

O Chery QQ � o carro que oferece mais pelo menor pre�o no Brasil. Mas ainda sofre com a desconfian�a. O compacto � vendido em tr�s vers�es: Look, Smile e ACT, que custam R$ 26.990, R$ 30.990 e R$ 32.290, respectivamente. Testado pelo DIA, o compacto � equipado com um novo motor flex mais potente, classifica��o AA de consumo pelo Inmetro.

O carrinho chamou a aten��o por onde passou durante uma semana, pelas ruas do Rio. O visual n�o teve mudan�as em rela��o a vers�o do ano passado. Mas as linhas ainda seguem atuais. Na vers�o testada ACT, o modelo � equipado com rodas de liga leve de 14 polegadas, para-choque dianteiro e traseiro na cor do carro, luz diurna de seguran�a DRL, r�dio AM e FM com USB, vidros el�tricos traseiros e retrovisores el�tricos. Al�m da dire��o hidr�ulica, ar-condicionado, airbags dianteiros, Isofix, h� tamb�m far�is com regulagem de altura el�trico, computador de bordo, alarme e limpador e desemba�ador traseiros. � tudo que um consumidor espera de um carro popular.

Ao entrar no compacto, d� para perceber em pequenos detalhes de onde saiu a redu��o de custo. O interior do ve�culo � bem acabado, sem rebarbas e com boas escolhas de texturas. Mas n�o h� tampa no porta luvas, que se reduziu a mais um porta objetos. O sistema de travas das portas n�o se aciona automaticamente ao come�ar a andar. S�o apenas detalhes do modelo.

Para ligar o QQ, � preciso pressionar a embreagem, um mecanismo que evita trancos caso o carro esteja engrenado por acidente. A transmiss�o � manual de cinco marchas e possui rela��o longa. Os engates n�o s�o muito precisos. Quando come�amos a andar, percebemos a rela��o de peso-pot�ncia trabalhando a favor do modelo. O motor 1.0 Flex de 75 cavalos e 3 cilindros em linha � o suficiente para levar o carro na maioria das situa��es do dia a dia. Apenas sofre um pouco nas retomadas e ultrapassagens. Quando se pisa no acelerador em curvas, a impress�o � que as rodas traseiras saem do ch�o.

Estacionar nunca foi t�o f�cil. Gra�as ao tamanho do QQ, que tem 3,5 metros de comprimento e 1,6 metro de largura, o modelo cabe em vagas que outros modelos n�o entrariam. Tamb�m pesa a favor do modelo o razo�vel entre-eixos de 2,3 metros. Se os bancos dianteiros forem todo recuados, qualquer pessoa com quase 1,80m passar� um pouco de aperto. Para falar de quem viaja atr�s, vale lembrar que s� h� cinto de tr�s pontas para quem viaja nas pontas.

MACIA DEMAIS

Pesa negativamente a suspens�o macia demais, que transmite boa parte das imperfei��es do solo. Na frente, h� o convencional conjunto McPherson. Mas na traseira, est� um antiquado eixo r�gido, que n�o permite �s rodas traseiras certa independ�ncia ao passar por buracos. O que, ali�s, � bem menos sentido nos concorrentes diretos Mobi e Kwid, que possuem eixo de tor��o.

Um dos seus concorrentes mais pr�ximos, o Fiat Mobi Like parte de R$ 34.700 na tabela e cobra outros R$ 1.890 pelo kit com desemba�ador, limpador, pr�-instala��o do r�dio e travas e vidros el�tricos nas quatro portas, ar-condicionado ou dire��o hidr�ulica nem como opcionais. E o Renault Kwid custa R$ 36 mil na vers�o com equival�ncia de equipamentos. Ent�o, mais uma vez, o compacto da montadora chinesa tem uma melhor rela��o custo-benef�cio.

Gra�as ao seu pre�o, o modelo compensa se o uso for urbano. Se a inten��o for combinar o uso com viagens levando a fam�lia, o modelo j� n�o se enquadra no perfil de exig�ncia do consumidor brasileiro. O porta-malas do carro � pequeno, com apenas 160 litros. E viajar com mais de dois passageiros atr�s pode ser desconfort�vel para quem viaja no meio. Durante os sete dias de teste, rodamos mais de 250 quil�metros com o compacto e obtivemos uma m�dia de consumo consider�vel de 12 km/l.

Galeria de Fotos

Traseira tem visual agrad�vel e linhas bem definidas. Lanternas e tampa do porta-malas direto no vidro chamam aten��o Lucas Cardoso
Porta-malas � pequeno. Painel combina materiais sem rebarbas e possui r�dio com USB. Mas ficou devendo a conectividade bluetooth Lucas Cardoso
Linha 2018 � vendida em tr�s vers�es que partem de R$ 26.990 e podem chegar a R$ 32.990 Lucas Cardoso
Compacto da Chery � equipado com motor 1.0 Flex nota AA de consumo pelo Inmetro Lucas Cardoso

Coment�rios

�ltimas de Automania