As virtudes do novo sed� compacto da Volkswagen

Com �timo espa�o interno, motor turbo e visual imponente, Virtus acirrou briga no seu segmento. Modelo j� � l�der de vendas

Por Lucas Cardoso

Teto tem desenho alongado e se estende quase at� o porta-malas. Traseira lembra modelos da Audi, como o A4
Teto tem desenho alongado e se estende quase at� o porta-malas. Traseira lembra modelos da Audi, como o A4 -

Lan�ado em janeiro, o Volkswagen Virtus chegou para recolocar os sed�s sob os holofotes do mercado. As vendas do modelo v�m crescendo, ao ponto de ele j� liderar entre seus concorrentes diretos. Segundo dados da Federa��o Nacional de Produtores de Ve�culos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 3.059 unidades do autom�vel no m�s passado. O n�mero representa um crescimento de 39% em compara��o aos dados de fevereiro. Para entender o porqu� dos resultados positivos, O DIA testou, durante 12 dias, a vers�o Confortline TSI, que custa R$ 73.490.

Durante o per�odo de testes, foram percorridos cerca de 450 km. A m�dia de consumo foi de 11 km/l, utilizando-se gasolina (cidade e estrada). N�o bastasse o �timo acerto da suspens�o do modelo, a efici�ncia do motor 1.0 TSI de tr�s cilindros, capaz de render 128 cv, � um dos principais trunfos do carro. Apesar do tamanho e da litragem, o compacto motor turbo mostrou �tima for�a nas retomadas e nas ultrapassagens. Bastou pisar um pouco, e os mais de 20 quilos de torque empurraram o carro para a frente, j� em baixa rota��o. Tudo isso sem vazar para o interior da cabine o som do motor, mesmo quando o giro subia. O conjunto estava aliado a uma competente transmiss�o autom�tica de seis marchas que fez, na maioria da vezes, as trocas sem trancos.

Design

No interior, o modelo traz um design atual e s�brio. J� no exterior, as linhas s�o agressivas e cheias de vincos, a exemplo de seu irm�o menor, o Polo. Inclusive, da dianteira at� a coluna B, o modelo � exatamente igual ao hatch. Para servir ao sed�, a plataforma do Polo foi alongada e cresceu 42,5 cm, resultando em 4,48 m. Apesar de ser maior, o modelo s� pesa 50 kg a mais que o seu irm�o menor.

Ao entrar no carro, o para-brisa mais inclinado d� a impress�o de estarmos em um cup� e n�o em um sed� comum. A linha de teto bem curva, que se estende at� o porta-malas, tamb�m surpreende pelo estilo moderno e lembra outros modelos produzidos pela alem�, como o Audi A4 e a nova gera��o do Jetta 2019. Na vers�o testada, a Confortline, o modelo est� equipado com rodas liga leve de 16 polegadas.

Entre-eixos

Em rela��o ao Polo, o entre-eixos cresceu 8,6 cm. O novo tamanho � de 2,651 m (mesma medida do Jetta). Essa mudan�a garante conforto para quem viaja atr�s, uma vez que as pernas do passageiro dificilmente ir�o encostar no banco da frente. As medidas do Virtus s� n�o favorecem no quesito altura. Na segunda fileira, quem tiver mais de 1,80 m certamente encostar� a cabe�a no teto. A altura da carroceria � de 1,46 m. Gra�as ao t�nel central baixo, at� quem senta no meio n�o enfrenta sacrif�cios para acomodar as pernas e p�s. O entre-eixos do Virtus � maior do que o do principal concorrente, o Fiat Cronos (2,521 m).

Porta-malas

No quesito porta-malas, o sed� da Volkswagen oferece 521 litros (221 litros a mais que do Polo). Outro ponto positivo do modelo � a presen�a de duas sa�das de ar-condicionado, com regulagem de press�o e dire��o, e porta USB para quem senta na segunda fileira.

Mas nem tudo s�o flores. O interior do modelo n�o recebeu tanto capricho por parte da montadora. N�o h� rebarbas nem parafusos � mostra, � claro, mas os materiais utilizados poderiam ser de melhor qualidade. Para se ter uma ideia, apenas as portas do motorista contam com revestimento em tecido. Isso se torna um agravante se levarmos em considera��o o valor do modelo (cerca de R$ 73 mil).

Painel

O painel tem computador de bordo e mostra todas as informa��es necess�rias para o condutor. Na vers�o testada, h�, inclusive, um monitor de press�o dos pneus, que indica a necessidade de calibrar os itens.

Tamb�m opcionais na vers�o testada, os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros conversam com a central multim�dia de oito polegadas. Na habitual situa��o de vagas apertadas da cidade, o sistema casa bem com a dire��o el�trica na hora de estacionar o carro. Vale relembrar ainda que o Virtus tem quatro airbags, controle de tra��o e estabilidade; e assistente de partida em rampa. Aliado � tecnologia da estrutura, esses itens de seguran�a garantiram ao sed� a nota m�xima (cinco estrelas) nos testes da Latin Ncap, assim como o Polo.

Galeria de Fotos

Teto tem desenho alongado e se estende quase at� o porta-malas. Traseira lembra modelos da Audi, como o A4 Lucas Cardoso
Volkswagen Virtus Confortline Lucas Cardoso
Dianteira � exatamente igual a do irm�o menor, o Polo. Mudan�as s� come�am a partir da coluna B do ve�culo. fotos Lucas Cardoso
Porta-malas tem 521 litros de capacidade m�xima. Bancos da segunda fileira podem ser totalmente rebatidos para ampliar a capacidade Lucas Cardoso
Vers�o Confortline, que tem pre�o inicial de R$ 73 mil, tem rodas de liga leve aro 16 polegadas Lucas Cardoso
Far�is com m�scara negra incrementam visual agressivo do sed� compacto da Volkswagen Lucas Cardoso

Coment�rios

�ltimas de Automania