Especialista explica riscos e sugere a melhor op��o na hora de comprar componente para o seu ve�culo
Por
Lucas Cardoso
O amortecedor é um componente que está diretamente ligado à segurança do veículo. Além de ser a principal peça do sistema de suspensão, ele é o responsável por manter o contato permanente dos pneus com o solo, garantindo estabilidade ao automóvel e boa dirigibilidade ao motorista. Por isso, é importante ter atenção com a procedência do item. As peças recondicionadas, por exemplo, possuem preços atrativos, mas devem ser evitadas, já que não possuem os padrões de qualidade e especificações exigidos pelas fabricantes de veículos. Essa é uma das recomendações de ouro dos especialistas.
"As peças recondicionadas passam apenas por maquiagem, para que fiquem parecendo novas. Na maioria das vezes, os componentes são apenas lavados e pintados e voltam ao mercado com o mesmo problema de desgaste que fez com que eles fossem substituídos anteriormente", explica Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, líder na fabricação de amortecedores.
Outra prática comum, segundo o especialista, é substituir o óleo do amortecedor por um fluido diferente do especificado. "Isso compromete a performance, podendo causar sérios acidentes", alerta Caretta.
A indicação do coordenador da Monroe é que o consumidor escolha sempre peças homologados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e com certificação de garantia. Recomenda-se também guardar a nota fiscal. "O amortecedor é, em primeiro lugar, um dos principais itens de segurança do veículo. Somente a peça nova pode assegurar os padrões de qualidade exigidos pelas montadoras", diz.
Pensando assim, a designer Claudia Zisman Cohen decidiu comprar itens novos recentemente, depois que dois amortecedores quebraram. "Não posso colocar minha família em perigo. Gasta-se mais, mas problemas são evitados", diz ela.
Os sinais
Falta de estabilidade
Amortecedores desgastados reduzem a ader�ncia ao solo, provocando falta de estabilidade e controle de dire��o. O problema se agrava em pisos molhados.
Barulhos e solavancos
Aparecem quando os amortecedores apresentam problemas de funcionamento e precisam ser trocados.
Balan�o exagerado
� aquele 'sobe e desce' do carro, que faz o ve�culo parecer um brinquedo de parque de divers�o. Fica mais vis�vel quando o autom�vel passa sobre lombadas ou buracos.
Frenagem reduzida
Especialistas alertam que amortecedores com 50% de desgaste aumentam em at� 1,80 m a dist�ncia de frenagem em uma velocidade de 60 km/h.
Vazamentos
Ocorre quando as veda��es se tornam quebradi�as ou se rasgam, permitindo que o �leo do amortecedor escape. Quando isso ocorre, o sistema perde a sua capacidade de resist�ncia.
Aten��o aos buracos na pista � uma das recomenda��es
As condi��es do asfalto em que o ve�culo trafega podem interferir diretamente na vida �til dos amortecedores que s�o desenvolvidos para suportar grandes quilometragens. Tamb�m conta a forma de utiliza��o do ve�culo.
Segundo Jair Silva, gerente de qualidade e servi�os a Nakata, � importante ficar atento aos ind�cios de desgaste dos amortecedores. Entre eles, perda de estabilidade em curvas, balan�o excessivo em arrancadas e freadas, vazamento de �leo, barulhos anormais; ou quando as rodas pulam excessivamente em trajetos de solos irregulares.
Ele lembra que, para manter o ve�culo seguro e evitar desgaste prematuro de componentes tais como pneus e amortecedores , � importante fazer alinhamento e balanceamento de rodas a cada 10.000 km. Isso tamb�m deve ser feito quando o ve�culo passar por um buraco que provoque forte impacto na suspens�o ou se o condutor notar comportamento anormal do autom�vel.
Outra recomenda��o � efetuar revis�es peri�dicas no conjunto de suspens�o, em oficina de confian�a ou em concession�rias. Isso deve ser feito a cada 40 mil Kms rodados.
Galeria de Fotos
Amortecedor troca
divulga��o
A checagem dos amortecedores � indicada a cada 10 mil km, e a troca, a cada 40 mil
fotos divulga��o