O nível de segurança em um automóvel nem sempre foi um dos quesitos levados em conta na hora da compra. Mas, após recentes mudanças exigidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), a procura por carros mais equipados tem crescido. Segundo o órgão, pelo menos quatro itens importantes de segurança passarão a ser obrigatórios até 2022. Outros 13 estão em estudo para regulamentação. "O cliente está bem informado. Alguns questionam se determinado modelo foi aprovado nos testes da Latin NCAP", conta Ruy Machado, gerente da concessionária Dive, referindo-se ao Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe. Segundo ele, o custo para incluir todos os itens de segurança pode chegar a R$ 5 mil.
O controle de estabilidade é um dos sistemas de segurança que passarão a ser obrigatórios nos carros novos vendidos por aqui, a partir de 2020. O dispositivo é uma evolução do já obrigatório ABS. O mecanismo atua de forma independente no freio de cada roda, para corrigir a trajetória do veículo em casos de perda de aderência dos pneus.
Levantamento realizado, em 2006, pela NHTSA, órgão federal que regulamenta o setor de transportes nos Estados Unidos, aponta que, devido à existência do controle de estabilidade, 83% dos acidentes envolvendo SUVs (utilitários esportivos) não resultaram em capotamentos. "Hoje, nós temos em torno de 45 mil vítimas fatais de trânsito. Por isso, a implementação desses mecanismos é importante", explica Alessandro Rubio, coordenador técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI/MAPFRE).
Rubio esclarece que itens como o cinto de segurança de três pontos reduzem as chances de fatalidade em cerca de 50% dos sinistros. A existência do dispositivo para todos que viajam no carro, além do encosto de cabeça, serão obrigatórios a partir de 2020.
De acordo com Ruy, os clientes costumam ter resistência num primeiro momento, mas, quando percebem as vantagens, sempre optam por modelos mais completos. "A inclusão de todos esses sistemas [de segurança] custa entre R$ 3 mil e R$ 5 mil, mas o acréscimo de valor é mínimo num financiamento de 35 parcelas", explica.
Por sinal, controle de estabilidade e cinto de três pontas para todos no carro são alguns dos critérios para avaliação do Latin NCap. Veículos sem esses equipamentos não conseguem a nota máxima (cinco estrelas). O Isofix (sistema de ancoramento de cadeirinhas) e a luz de posição diurna (DRL) são outras novidades que devem estar presentes em todos os carros até 2020.