O quinto lugar obtido pelo Salgueiro no Carnaval 2019, longe de ser visto como derrota, foi um exemplo de superação da escola, que viveu intensa crise política a poucos meses da festa, com o afastamento pela Justiça, em dezembro, da então presidente Regina Celi.
O Diretor de Bateria da Academia do Samba, Clair Basílio, comemorou o quinto lugar do Salgueiro, que levou para a Sapucaí um enredo sobre seu patrono espiritual, Xangô. "Esse é o Carnaval de superação. Fizemos esse desfile em dois meses. Esse é o resultado. O novo presidente abraçou a causa, colocamos os carros na Avenida. Se tivéssemos mais tempo, teríamos sido campeões. Xangô fez justiça: choveu e trovejou", disse.
Na reta final da apuração, uma chuva forte caiu sobre a quadra do Salgueiro. Para alguns salgueirenses, foi sinônimo de justiça. O temporal derrubou o sinal de televisão e impediu que os torcedores da agremiação continuassem acompanhando a apuração. A Rua Silva Teles, onde fica a quadra da escola, no Andaraí, ficou alagada.
Após o resultado, a bateria Furiosa começou a tocar na quadra do Salgueiro. Os salgueirenses comemoraram a quinta colocação.