Foi histórico. A abertura do Dia do Funk no Rock in Rio trouxe o show da funk orquestra com participação de Buchecha, Fernanda Abreu, Cidinho & Doca e Ludmilla. Vários clássicos foram relembrados para uma das plateias mais lotadas da história do Palco Sunset, cabendo uma homenagem a Mr. Catra logo na abertura, com um discurso gravado do funkeiro morto no ano passado.
"Quero homenagear todo o mundo que fez o movimento funk no Brasil chegar a 30 anos: TVs, equipes de som, de luz, carregadores e principalmente a vocês", deixou gravado o funkeiro. Logo na sequência, a orquestra mostrou uma versão orquestral do 'Rap da Felicidade', de Cidinho e Doca. Buchecha entrou no palco e apresentou repertório de funk dos anos 1980, com músicas como o 'Rap do Silva', o 'Rap da Estrada da Posse' e até 'Nosso Sonho', dele com Claudinho. "Claudinho presente!", gritou Fernanda Abreu, que chegou logo depois do funkeiro e continuou o desfile de clássicos. Os músicos da orquestra cantavam e dançavam enquanto faziam a execução dos funks.
Ludmilla apareceu no fim do show e apresentou sucessos de sua carreira, como 'Onda Diferente' e 'Chegou Favela'. "Respeita, c...!", gritou a funkeira no microfone. Entre uma música e outra, os DJs, junto aos músicos, recordavam vários funks popularizados pelo DJ Rennan da Penha, que está encarcerado.
O DJ Kevinho, também escalado para o show, cancelou sua participação. De acordo com laudo médico, o artista está com uma intoxicação alimentar. Kevinho foi chamado pelo festival e pelos artistas para subir ao palco em um momento pontual do show, na homenagem que foi feita ao MC Sapão, que faleceu em abril deste ano.