Leia Mais
A Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual (CEDS-Rio) já visitou 24 bairros em todas as regiões da cidade, através do programa Prefeitura Mais Perto de Você, nos últimos meses. O projeto leva serviços públicos para diversas regiões da cidade do Rio; e já distribuiu 64.529 mil kits de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). - 'Picalé' bomba na internet e cai no gosto dos famosos
- BBB20: Marcela defende as mulheres e seus seguidores triplicam nas redes sociais
- Pabllo Vittar aparece com chupão no pescoço e diz que é filtro do Instagram
- Marquito se atrapalha e corre para não perder voo
- Petrix deixa delegacia e não fala com imprensa. Veja fotos
- Gugu nunca assumiu outra sexualidade. Rose tem direito à herança
Informação, camisinha, gel lubrificante e sensibilização sobre os riscos de doenças, como o HIV, sífilis, gonorreia, hepatites, entre outras infecções sexualmente transmissíveis, são essenciais para evitar a contaminação.
Folhetos com informações sobre a PREP (Profilaxia Pré-exposição ao HIV) e PEP ( Profilaxia Pós- exposição Sexual) são distribuídos indicando os locais para orientação e uso das terapias nos aparelhos de saúde do município, além de tratamento, caso a pessoa seja portadora de alguma DST.
"Levamos os serviços de saúde e prevenção para os bairros, junto ao programa municipal. A procura por informações e de acesso aos insumos é muito grande. A população quer prevenção, quer prevenir doenças. É um dever nosso, e um direito deles. Temos que cumprir nossa função social", afirma Coordenador Especial da Diversidade Sexual, Nélio Georgini.
Carnaval em um Rio+Respeito
O projeto Rio + Respeito da CEDS-Rio, bateu recordes em distribuição de preservativos nos carnavais de 2017, 2018 e 2019, com a entrega de mais de 7 milhões de unidades. 2,5 milhões em 2017, 3 milhões em 2018 e 1,5 milhão em 2019.
Serviços Disponíveis
Vale destacar que durante todo o ano a Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual promove o programa Rio+Respeito, que é uma campanha de inclusão e Diversidade em defesa da causa LGBT.
Ações efetivas são desenvolvidas por toda cidade para garantir a promoção de cidadania e respeito. É possível encontrar tudo que é oferecido pelo órgão no aplicativo Rio+Respeito e no canal 1746 da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
Serviços como denúncias contra LGBTfobia, e informações essenciais de saúde e prevenção às DSTs estão disponíveis.