why chris hemsworth, david harbour, sam hargrave, the russo brothers, and their new film “extraction” is problematic: a thread pic.twitter.com/8UlOwPqCfp
— dee (@armasfilm) April 1, 2020
- Ator de ‘The Batman’ relata como foi ser assumidamente gay na adolescência
- Sikera Jr. pode voltar ao Alerta Nacional na Rede TV nesta segunda
- Apoiador de Bolsonaro é preso após fazer áudio homofóbico
- Relembre a escolha das Paquitas Geração 2000. Assista
- Paula Toller é flagrada comprando papel higiênico em supermercado dos milionários
- Ex-BBB Manu Gavassi reclama da insônia durante quarentena
- Após sair do armário, ex-cantor gospel surge na web curtindo perfil satânico
O filme estreou no catálogo da plataforma Netflix em 24 de abril de 2020 e dividiu opiniões dos críticos profissionais.
Críticas
Na internet a discussão começou depois que um internauta publicou uma ‘thread’ no Twitter mostrando cada detalhe do porquê o filme é preconceituoso e islamofóbico. Ele tentou explicar em detalhes os motivos do filme o ‘Resgate’ ser tão problemático para os dias de hoje.
Ele começa criticando que mais uma vez o ‘salvador’ da história é um homem branco, papel de Hemsworth, que também assina a produção executiva do filme.
Outra crítica feita pelo internauta, e aplaudida por outros, é que o cartaz de divulgação do filme mostrada apenas Chris, deixando de lado todo resto do elenco, muitos indianos, como se ele fosse a coisa mais importante na trama. Ele fez questão o tempo todo de usar o termo ‘o salvador branco’ quando se referia ao ator, mostrando sua insatisfação com a forma como o enredo foi levado.
Ele também fez questão de frisar que o título provisório do filme era ‘Dhaka’, nome da cidade onde o filme se passava, dando referência à capital de Bangladesh, mas que preferiram escolher um nome frio para deixar mais sem sentido a história do filme.
Outra reclamação feita por ele é de que Chris se comportou como se fosse o único em cena, esquecendo que tinham diversos atores de diversas nacionalidades trabalhando ao seu lado.
Mocinhos e Vilões
Um dos pontos que mais incomodou o internauta que começou um tsunami de críticas ao filme no Twitter foi o fato do filme tratar os muçulmanos sempre como vilões nas histórias.
O crítico informal se irritou tanto com o filme, seus produtores e atores que chegou a criticar um vídeo publicado pelo Chris Hemsworth no Instagram, agradecendo o carinho da comunidade local durante as filmagens.
No vídeo publicado pelo ator, a população aparece sorridente e pedindo abraços e fotos para o astro de Thor, indo contra todas as declarações feitas pelo internauta de que estariam incomodados.
O ódio à Chris parece não ter fim
Ele também pegou no pé de Chris após ele publicar uma foto ao lado de um morador local de Dhakar, com o rosto pintado conforme os costumes. Mas o internauta viu a imagem como ofensiva e acusou o ator de “apropriação cultural”.
A produção do filme e o ator não se pronunciaram até o momento sobre as acusações do internauta. O filme ‘Resgate’ está disponível no catálogo da Netflix.
The film was originally called Dhaka, the capital of Bangladesh and the film’s setting. The brown actors in the film are mainly from India and one from Iran. Having brown actors portray Bangladeshis enforces the racist notion that all brown people are the same, which they arent pic.twitter.com/Aw9tiZoXnZ
— dee (@armasfilm) April 1, 2020