Disputa, em todos os níveis, é sempre saudável, porque acaba levando os diversos competidores a se empenhar, cada vez mais, por melhores resultados
Por
O protagonismo da Globo chegou a tal ponto de ela não ser mais considerada concorrente por nenhuma outra TV, tanto em resultados como no volume e qualidade de produção. E uma situação colocada tão como definitiva, ruim no geral, inclusive para a própria Globo.
A disputa, em todos os níveis, é sempre saudável, porque acaba levando os diversos competidores a se empenhar, cada vez mais, por melhores resultados. Mas foi-se o tempo que na televisão isso também acontecia.
Já de muitos anos a Globo reina com tamanho absolutismo, que todas as demais não se atrevem nem mais mencionar o seu nome nos informes de audiência. É como se o primeiro lugar, de tão inatingível, tivesse deixado de existir.
A citação de SBT, Record e companhia bela passou a ser feita do segundo para baixo, como se a vice-liderança, no mundo delas, pudesse ser o máximo a ser conquistado. Triste, hein?
baterebate
Dia 10, às 23h30, o canal Futura vai estrear a série 'Diz Aí Afro e Indígenas'. O programa acompanha a vivência de jovens que enfrentam o preconceito, a dificuldade de inserção e a falta de representatividade, em diferentes cidades e contextos.
Na noite de terça-feira, na Martins Fontes Paulista, teremos o lançamento de 'Vai Valer a Pena', livro do jornalista e comentarista esportivo Fábio Piperno. É a história de Paulo Leme Filho, o advogado que superou o vício, quebrou preconceitos e se tornou um dos maiores ativistas de causas sociais.
Programação da Globo trabalha com uma grade diferente nesta sexta, por causa do último capítulo de 'O Outro Lado do Paraíso'. A sua exibição está prevista para acontecer entre 21h17 e 23h03. O tempo de arte será muito maior do que normalmente acontece, assim como seus recheados intervalos...
... Nada que fuja à rotina de um último capítulo de novela das 9. A expectativa maior será mesmo em torno da audiência. Se os resultados de hoje serão suficientes para superar 'Avenida Brasil' na média geral.
Tem essa
O de agora já foi. Termina domingo, mas a direção da RedeTV! vai centrar esforços para conseguir fechar o próximo campeonato inglês, que será disputado a partir de 11 de agosto, depois da Copa do Mundo.
Mas que também passa a depender do seu departamento comercial vender alguma coisa.
C'est fini
Sem citar nomes, até porque não caberia, é muito bom verificar como tem aumentado a presença da mulher no jornalismo da TV. Especialmente na cobertura dos assuntos políticos. Competência sobrando.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!
Internacional.
Fátima Bernardes será homenageada na 21ª edição do Brazilian International Press Awards, neste sábado, em Fort Lauderdale, na Flórida. O prêmio Lifetime Achievement Award irá celebrar os seus mais de 30 anos de carreira na TV.
De volta ao trabalho
Patrícia Abravanel, depois de meses afastada por causa da licença-maternidade, voltará aos estúdios do SBT neste sábado. Ela vai retomar seu trabalho no 'Jogo dos Pontinhos', ao lado de Lívia Andrade, Carlinhos Aguiar, Flor, Helen Ganzarolli e Cabrito "Porpetone" Tevez. Acabou o rodízio Mara-Maísa Silva.
Desengaveta
Fernanda Paes Leme deu a largada nas gravações da terceira temporada do 'Desengaveta', que volta ao ar em agosto no GNT. Isabeli Fontana, Thaynara OG e Thássia Naves serão algumas das suas convidadas.
Perigo existe
O problema de deixar espaços vazios na grade é aparecer uma igreja ou outro concessionário qualquer e comprar. É a velha lei do menor esforço.
Na RedeTV!, por exemplo, acabou o vôlei do sábado à tarde, entrou imediatamente o jogo dos cavalinhos sem perna. Quatro horas direto.
Uma pena
De se lamentar se isto, realmente, vier a acontecer. Os programas, na GloboNews, intercalados entre os vários jornais, sempre se mostraram e continuam se mostrando muito úteis. Um respiro em meio ao volume de informação. Justificam a razão de existirem até pela oportunidade de poderem se aprofundar em determinadas questões.
Calma nessa hora
Existe a informação de um plano na GloboNews, que poderá culminar com a extinção de vários programas.
Que esta seria uma das propostas de trabalho do diretor Miguel Athayde.
Fim do curso
Luciana Gimenez retorna neste fim de semana ao Brasil, ainda a tempo do Dia das Mães, depois de 15 dias na Califórnia. Termina hoje, sexta-feira, o curso que ela está participando na Singularity University, no Vale do Silício, que reúne líderes preocupados com o futuro do planeta. Há algum tempo ela se dedica à causa.