PT propõe caminhar com Freixo na disputa pela prefeitura, mas cobra apoio ao governo

Presidente do PT-RJ, Washington Quaquá assume compromisso se Psol retirar candidatura de Tarcísio Motta ao Palácio Guanabara e apoiar o petista Celso Amorim

Por PAULO CAPPELLI

Deputado estadual Marcelo Freixo
Deputado estadual Marcelo Freixo -

Rio - Depois de o deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) descartar concorrer ao governo em aliança que envolveria PT e PCdoB, o presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, acena com uma nova proposta. "Já que o Freixo falou em alianças futuras, o PT assume o compromisso público de apoiá-lo à prefeitura em 2020 se o Psol retirar a candidatura do (vereador) Tarcísio Motta ao Palácio Guanabara e apoiar a do Celso Amorim (PT). Tem que haver reciprocidade e simetria", diz.

De acordo com Quaquá, Celso Amorim, ex-ministro da Defesa e das Relações Exteriores de Lula, teria mais viabilidade que Tarcísio em 2018: "Não sendo o Freixo, não tem por que o Psol manter um candidato só para marcar posição. Temos outro nome mais consistente na esquerda, com todo o respeito ao Tarcísio. O Psol tem mais força na capital, mas nós temos mais força no estado."

Segue

Procurado pelo Informe, Freixo respondeu: "Eu não faço política tendo jornalista, por melhor que seja, como intermediário. Faço política olhando nos olhos. O Quaquá tem o meu telefone".

Emenda Marielle Franco

No Plano Municipal de Educação que será votado hoje na Câmara, a emenda de número 155 é de autoria da vereadora assassinada Marielle Franco (Psol): "Garantir a educação pública laica (...) portanto, capaz de garantir que temas transversais como gênero, raça e orientação sexual sejam abordados pela escola, sem censura ou interdição religiosa". Marielle era mulher, negra e gay.

Transparência

A Câmara derrubou o veto de Marcelo Crivella (PRB) e promulgou a lei que obriga a prefeitura a divulgar, mensalmente, o fluxo de caixa do município. O descumprimento acarretará em multa de R$ 10 mil. "Em tempos de discussão entre Crivella e (o ex-prefeito) Eduardo Paes (MDB) sobre a real situação dos cofres públicos, a medida vem em ótima hora", diz Rosa Fernandes (MDB), uma das autoras da projeto de lei.

Mas...

A prefeitura deverá ir à Justiça para contestar a constitucionalidade da lei.

A economia de Bolsonaro

O pré-candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) apresentará em breve um estudo sobre possíveis cortes de custos pelo governo. "O próprio Temer deve ter dificuldade de decorar os nomes de seus 40 ministros", diz. Em fase de conclusão, o levantamento é feito por Paulo Guedes, economista que Bolsonaro, caso eleito, pretende nomear ministro da Fazenda.

Pediu para sair

Coordenador de Relações Internacionais da prefeitura, espécie de embaixador do Rio, Antonio Fernando de Mello deixou o cargo. Fontes dizem que, entre outros fatores, ficou chateado por não ter sido comunicado sobre a viagem de Crivella à Europa no Carnaval primeiro, a prefeitura disse se tratar de viagem oficial; depois, Crivella afirmou ter ido como pessoa física. Diplomata do Itamaraty, Mello já foi embaixador do Brasil na Ucrânia.

Burocracia

A exoneração foi publicada no Diário Oficial de ontem, mas para cumprir trâmite burocrático, Mello será nomeado e exonerado de novo.

Abrindo espaço

A superintendência da Barra foi desmembrada, criando-se a de Recreio e Vargens.

Comentários