Há 15 anos, Aretha dos Santos, hoje com 30, fazia o curso de modelo que mudou a sua vida. As aulas serviram para ela se descobrir uma mulher forte, empoderada e transformar o destino das meninas que cruzaram o seu caminho. Mulher preta de atitude, Aretha não se vitimiza e evita levantar bandeiras.
Ela, que foi aluna da Escola de Moda e Modelo de Madureira, local onde voltará para dar uma palestra em breve, se orgulha da carreira bem-sucedida como digital influencer. Para Aretha, o importante é colocar a mão na massa. “Falar sobre essa questão de superação enquanto mulher preta é sempre complicado. Eu me supero a cada dia não por ser mulher ou negra. Não penso: 'Poxa, sou negra, poxa isso poxa aquilo', entende? Eu me supero a cada dia por ser mãe, mulher e independente. Tenho as minhas responsabilidades e não fujo delas”.
Trabalhando na área há cinco anos, Aretha só tem motivos para comemorar. “Fui seguindo os meus próprios passos sem estipular um padrão. Hoje, sou toda tatuada e mudo de cabelo toda hora. Acho importante ter uma imagem legal que casa com o que eu quero passar para as pessoas. Ser digital influencer me permite conhecer muita gente legal. Até a minha vida financeira ganhou um novo rumo. Hoje eu posso estar em vários lugares bem bacanas. E o melhor é ser paga pra isso”, finaliza.
Atualmente, Aretha mora no Vidigal, é uma das produtoras do Baile das Pretas, festa que comanda ao lado da atriz Roberta Rodrigues, e também trabalha como recepcionista da boate The Week, na zona sul do Rio.