É boa a oferta de empregos, mas grande abrangência da carreira pode ser um problema
Por
FRANCISCO ALVES FILHO
A informática está tão presente em nossa rotina que acaba sendo um caminho profissional interessante para muitos estudantes. A vantagem de quem opta por Ciência da Computação é trabalhar com algo familiar, que pode ser encontrado no celular, na TV, no computador...Esta variedade de formas, no entanto, pode ser um problema. "Justamente por ser tão inserida na nossa vida é que nem sempre as diferenças entre as profissões ficam muito evidentes", diz a professora Simone Markenson, coordenadora do curso de Ciência da Computação da UNISUAM. (Veja também: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: 6 bons motivos para seguir a carreira)
"É muito comum ver anúncio, até mesmo para estágio, em que é pedido uma série de conhecimentos que fazem parte de diferentes formações. Imagine pedir um médico que opere joelho e faça partos?", critica ela. Para Simone, esse fenômeno mistura usuários com profissionais.
Vamos ao lado bom da carreira: não falta emprego. "Mas sempre terá alguém para te dizer 'Ah! Você faz Computação? Pode me ajudar com o aplicativo no banco no celular?'. Esteja preparado para uma vida social permeada por 'me dá uma ajudinha' aqui e outra ali. Para quem gosta de ser herói, nem é tão ruim assim", brinca a professora.
Um aviso de Simone: "Para quem não gosta de estudar, não é uma boa opção. O término da graduação é só o começo", explica a coordenadora do curso da UNISUAM.
MAIS SOBRE COMPUTAÇÃO
Simone Markenson volta a destacar que muitas empresas solicitam uma longa lista de qualificações, muitas vezes de áreas completamente diferentes. "Nem sempre é claro o que cada profissional faz. Por outro lado, a formação é versátil o suficiente para que o egresso possa mudar a ênfase profissional, se assim desejar", afirma.
A flexibilidade da formação permite atuar em setores específicos de empresas públicas ou privadas, em consultoria, em empresas de desenvolvimento de soluções computacionais ou partir para centros de pesquisa.
CIÊNCIAS SOCIAIS NA FGV
A Escola de Ciências Sociais do Centro de Pesquisas e Documentação da Fundação Getulio Vargas (FGV CPDOC) promove dia 12 de junho um encontro com professores dos ensinos Fundamental e Médio para uma conversa sobre docência e práticas educativas. O encontro é gratuito e será realizado, das 10h às 17h30, na sede da FGV (Praia de Botafogo, 190 - Botafogo). Prazo é até o dia 25 de maio para o envio da proposta.
CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO
A UNISUAM está com inscrições abertas, até 31 de maio, para o Mestrado em Ciências da Reabilitação, único no Rio de Janeiro.
Para se candidatar, o interessado precisa ter graduação em curso superior na área da Saúde. O programa é dividido em três linhas de pesquisa: Abordagem Terapêutica em Reabilitação, Avaliação Funcional em Reabilitação e Avaliação e Intervenção no Esporte Adaptado.
PRORROGAÇÃO.
O prazo para renovação dos contratos Fies do primeiro semestre deste ano foi prorrogado até 25 de maio. Cerca de 1,1 milhão de contratos devem ser renovados neste semestre.