Após quatro temporadas jogando no exterior, em times da Turquia, Rússia e China, a campeã olímpica Fernanda Garay encontrou no Dentil-Praia Clube, de Uberlândia (MG), a chance de voltar a jogar no vôlei brasileiro, na temporada 2017/18. Agora, a ponteira sonha com o seu primeiro título de Superliga. Para isso, o time mineiro terá de superar o Sesc RJ, comandado por Bernardinho, na decisão da competição nacional. O primeiro jogo da final será neste domingo, às 10h, na Arena Carioca 1, na Barra. A segunda partida será no dia 22. Se houver uma vitória para cada equipe, será disputado um golden set.
"Estou muito feliz, está sendo muito positivo (o retorno ao Brasil). Após quatro anos fora, eu queria muito esta temporada. Era um desejo pessoal voltar. Quando apareceu a oportunidade de o Praia me trazer, eu fiquei muito feliz. É um projeto sério, que cresceu. E é um projeto que, assim como eu, não conquistou a Superliga. É um clube que tem tanta vontade de ganhar essa Superliga quanto eu", diz Garay.
Na Turquia, Rússia e China, a campeã olímpica acompanhava a Superliga: "O último ano foi o mais difícil por causa do fuso horário. Eu estava muito feliz lá fora, mas não tem como não acompanhar. Aqui é a minha casa, o meu lugar".
A ponteira festeja o contato com a torcida na sua volta ao Brasil: "É muito gostoso. Eu valorizo ainda mais os brasileiros que me acompanharam todos esses anos fora, me mandando mensagem, assistindo aos jogos. Mas, estando aqui, é como se matasse uma saudade, eu fui muito bem recebida e acolhida nos ginásios, mesmo com a torcida contra".
O Praia Clube fez bela campanha na primeira fase da Superliga, com apenas uma derrota. Nas quartas, passou pelo Vôlei Bauru (SP) em duas partidas e, nas semifinais, eliminou o Vôlei Nestlé (SP), vencendo a série melhor de cinco por 3 a 2. "A gente sabe que a equipe do Rio está acostumada a jogar final, ganhou muitos títulos. Acredito que o nosso time chega preparado porque escreveu uma história bacana de superação. Nas semifinais foram jogos muito difíceis que nos fortaleceram como grupo. Mas jogo é jogo. Temos que pensar nessa primeira partida".
Questionada sobre seleção brasileira, Garay afirma que por enquanto só quer pensar na decisão da Superliga: "Agora estou muito focada aqui no Praia. Eu costumo fazer isso. Sou muito focada e determinada. Agora quero pensar só nisso. Quando acabar, a gente fala de Seleção".