Deputados vão à Justiça contra remanejamento de verbas do Fecam e Faperj

Ação Direta de Inconstitucionalidade pede que efeitos de artigo da LDO sejam suspensos

Por PALOMA SAVEDRA

Deputados da Alerj querem derrubar artigo da LDO
Deputados da Alerj querem derrubar artigo da LDO -

Rio - O deputado Luiz Paulo (PSDB) entrou com ação no Tribunal de Justiça do Rio para impedir o remanejamento de 30% das receitas da Faperj e do Fecam para outras áreas até o ano de 2023. A medida é prevista no Artigo 20 da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018.

Na prática, ele e outros parlamentares (Lucinha e Carlos Osório, ambos do PSDB, e Comte Bittencourt, do PPS) pedem que o item seja declarado inconstitucional. Eles argumentam que o artigo fere a Constituição Estadual, que prevê destinação de receitas fixas aos fundos.

 “Uma Lei ordinária não pode mexer em verba de fundo. O percentual para se aplicar em Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente está previsto na Constituição Estadual. Só uma emenda pode modificar a Constituição. Este artigo 20 quer alterar dispositivos da Constituição do Estado, em flagrante violação à hierarquia das normas. Este artigo ainda tem vigência de cinco anos, ou seja, até 2023. Só que a Lei Orçamentária, LOA, tem vigência de apenas um ano. Depois deste período, ela caduca”, disse Luiz Paulo. 

Ele acrescentou que a redução de 30% nos repasses à Faperj transforma o percentual de 2% previsto em lei em 1,4%.

O Artigo 20 tem como base a Emenda Constitucional 93, de 8 de setembro de 2016, aprovada no Congresso, e que estabelece a desvinculação de receitas dos Estados, Distrito Federal e Município.

Comentários

Últimas de Servidor