Rio - O espetáculo “Marias Brasilianas: a arte do fio” vai comemorar, nos dias 3 e 4 de abril, 10 anos de criação no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca. A peça é encenada pela Cia Cirandeira, companhia artística do Instituto de Arte Tear.
“Marias Brasilianas: a arte do fio” é uma homenagem às fiandeiras, tecelãs, rendeiras e bordadeiras de várias regiões do Brasil. O espetáculo apresenta a arte de transformar o algodão em fio, fio em tecido, renda em bordado – ofícios milenares femininos, entremeados às histórias de vida das mulheres artistas. O espetáculo revela de maneira poética, através da dança, teatro e música, o processo de criação de artistas populares brasileiros.
Parte da renda arrecadada vai custear o tratamento de Malu, de 2 anos, que tem microcefalia. Na internet, a família de Malu fez uma vaquinha virtual para arrecadar R$ 50 mil. O dinheiro é para comprar um carrinho postural, o tratamento intensivo Therasuit, um colete terapêutico e os tratamentos de fonoaudiologia e terapia ocupacional intensiva. O link da campanha éhttps://www.vakinha.com.br/vaquinha/todos-por-malu-microcefalia-com-amor
A Cia Cirandeira foi criada em 2004 como um dos resultados do Projeto Social Ciranda Brasileira que, desde 2002, promove cursos de formação para e pelas artes de caráter interdisciplinar (teatro, dança, música, circo, literatura e artes visuais) com crianças, adolescentes e jovens alunos da rede pública de ensino. Marias Brasilianas é o segundo espetáculo realizado pela companhia. Em 2006 e 2007, “Rua dos cata-ventos” foi apresentado em diversos teatros do Rio de Janeiro com grande sucesso de público e crítica.
SERVIÇO:
Espetáculo “Marias Brasilianas: A arte do fio”
Datas: 3 e 4 de abril
Horário: 20h
Centro Coreográfico do Rio de Janeiro
Endereço: Rua José Higino 115, Tijuca.
Telefone: 3238-0357