As caracter�sticas do novo professor do s�culo 21

Especialistas definem os docentes de hoje como 'inquietos' e 'sens�veis'

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Mediar, supervisionar e orientar s�o tarefas do novo professor
Mediar, supervisionar e orientar s�o tarefas do novo professor -

Preocupado com as novas exig�ncias do mercado de trabalho, o Centro Universit�rio Celso Lisboa mudou a sua forma de ensinar, aderindo a m�todos modernos de aprendizagem. Mas adotar um novo modelo de ensino vai al�m de adquirir uma estrat�gia educacional. Inovar implica tamb�m no redimensionamento das fun��es dos docentes, que precisam ser mais do que um transmissor de conte�do ou um explicador. Mas como � o professor do S�culo 21? Para defini-lo, a coordenadora de Inova��o Pedag�gica da Celso Lisboa, Raphaela Novaes, destaca duas qualidades. Ele deve ser 'inquieto e sens�vel':

"Sens�vel para perceber as oportunidades de aprendizagem que surgem nas intera��es com os estudantes. E inquieto para buscar estrat�gias que estimulem o aluno no desenvolvimento constante de suas compet�ncias. O professor deixa de ser o que transmite o conhecimento para ser aquele que provoca no aluno a busca pelo saber", diz Raphaela.

As fun��es de media��o, supervis�o e orienta��o no processo de aprendizado s�o algumas das tarefas do novo professor. Assim, as inova��es metodol�gicas passam a servir de base de apoio para a implanta��o de nova abordagem pedag�gica.

Coordenadora dos cursos de Pedagogia e Hist�ria da Celso Lisboa, Ludmila Schulz lembra que o professor n�o ser� mais bem-sucedido se continuar a organizar sua pr�tica de ensino de forma engessada, formando grupos de alunos do mesmo modelo ou fazendo uso de uma linguagem que n�o mais alcan�a essa nova gama de alunos. "Eles n�o s�o mais os mesmos. Nossos estudantes interagem com as mais diversas tecnologias de forma muito fluida. � necess�rio que os professores se tornem orientadores da aprendizagem e motivem seus alunos a buscar o conhecimento", define.

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