A cerimônia de abertura da 21ª edição dos Jogos da Baixada aconteceu na quadra poliesportiva da Vila Olímpica de Duque de Caxias. O evento contou com apresentações artísticas, que antecederam o grande momento: o acendimento da pira olímpica, dando início ao torneio.
A atribuição foi da atleta Amanda Fontes Dias, que carregou a tocha olímpica em revezamento feito com Suzana Rodrigues Borges e Márcio Nunes. Três exemplos de amor ao esporte que se relacionam com a história dos Jogos da Baixada.
Suzana é uma das maiores campeãs da competição. Ela disputou o torneio por Queimados entre os anos de 2013 e 2017. Ao todo, ela conquistou 11 medalhas nas modalidades de natação, basquete, futsal e atletismo. Atualmente faz parte da comissão técnica de handebol de Queimados.
Márcio Nunes, de São João de Meriti, destacou-se no esporte paralímpico. Ele participou do Para-Panamericano de 2013 e das Paralimpíadas de Londres em 2016. Já a velocista Amanda Dias foi campeã dos Jogos da Baixada em 1999. Ela foi recordista brasileira por 17 anos dos 400m com barreira e venceu torneios como os campeonatos Sul-Americano e Panamericano de atletismo.