Rio - Paulo César Carpegiani é mais um treinador de futebol a receber da CBF Academy a Licença Honorária em reconhecimento aos anos de contribuição ao futebol brasileiro e dedicação à profissão de técnico de futebol. Nessa terça-feira, Carpegiani foi recebido por Antônio Carlos Nunes, presidente da CBF, e por Rogério Caboclo, diretor-executivo de gestão, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
"É muito gratificante e importante receber este reconhecimento da CBF. A unificação do futebol que eu clamo, uma casa aberta ao público e ao desportista é fundamental para o desenvolvimento do futebol. Acho muito importante que a confederação esteja abrindo espaços para treinadores e gestores de futebol com os cursos. Para nós profissionais do futebol é fundamental que tenhamos a credibilidade dada pela CBF", disse Carpegiani, campeão da Libertadores e posteriormente da Copa Intercontinental, hoje o Mundial de Clubes, em 1981 pelo Flamengo.
Pelo rubro-negro carioca, o treinador ainda conquistou o Campeonato Brasileiro de 1982. No Brasil, teve passagens por Vitória, São Paulo, Atlético Paranaense e Cruzeiro. No exterior, Carpegiani treinou a Seleção do Paraguai na Copa do Mundo de 1998, conquistou o Campeonato Paraguaio de 1992 e 1994 pelo Cerro Porteño, e no comando do Al Nassr levantou o troféu da Copa Árabia Saudita em 1984.
A iniciativa da CBF, por meio da CBF Academy, de conceder a Licença Honorária para os treinadores brasileiros foi iniciada no ano passado, com a entrega da primeira ao tetracampeão Mário Jorge Lobo Zagallo durante o Prêmio Brasileirão 2017. A CBF também realizou uma cerimônia para entregar a homenagem para Carlos Alberto Parreira, Vadão, René Simões, Joel Santana, dentre outros nomes do futebol. Em 2018, Abel Braga, Valdir Espinosa e Oswaldo Oliveira receberam a honraria.
Com informações do site da CBF